O cuidado e a preocupação com o meio ambiente saíram do campo das ideias e hoje influenciam até na decoração das casas e na escolha dos utensílios para utilizar na cozinha, banheiro ou quarto.

Um dos principais destaques da ABUP Home & Gift , realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, na cidade de São Paulo, foram os produtos sustentáveis . De copos a vasos de planta e cabides, a diversificação de matérias-primas surpreendeu quem andava pelos estandes.

Além da preocupação com o meio ambiente, as empresas não abriram mão de facilitar a vida das donas de casa e investir em produtos com durabilidade alta e design chamativo.

A Tramontina foi uma das que apresentaram linhas novas durante a feira. Uma delas é a By Me, feita a partir de fibra de bambu. “O bambu, ao contrário das árvores, cresce muito rápido. Sendo assim, temos acesso a uma das matérias mais sustentáveis”, explica Darci Friebel, diretor da empresa.

“Os potes de comida em fibra de bambu são reutilizáveis, não pegam cheiro, nem gosto e não mancham. Eles são perfeitos para o transporte de alimentos que serão consumidos no trabalho ou na escola, por exemplo, podem ir à lava-louça e tem cores e texturas atuais”, completa.

O custo benefício dos produtos feitos a base de bambu é vantajoso, já que sua durabilidade é longa. Os preços da Tramontina variam de R$ 89 a R$ 99, na linha para cozinha, mas a Oxford, por exemplo, também desenvolveu produtos com a mesma matéria-prima voltado para crianças e para piscina/praia.

Plásticos e madeira de reflorestamento em um só produto

tigelas

Divulgação As tigelas da Evo Produtos Sustentáveis são feitas a base de madeira de reflorestamento, plástico verde e plástico comum

Além da fibra de bambu, outra matéria-prima muito utilizada pelas empresas é o plástico. Você pode pensar “Mas o plástico é ruim para a saúde e não tem uma aparência diversificada”, e é aí que você se engana.

A tecnologia para produtos domésticos está tão avançada que tem até alguns sendo fabricados com plástico verde e madeira de reflorestamento , como o caso da linha para cozinha, banheiro e jardinagem da Evo Produtos Sustentáveis.

“Os produtos da Evo são fabricados com uma matéria-prima composta por madeira de reflorestamento, plástico verde e comum. O plástico verde é proveniente de fonte renovável, ao contrário do plástico comum, que é produzido a partir de materiais de origem fóssil. Ao optar pela compra desse material, o consumidor estará adquirindo um item mais sustentável, sem perder as vantagens da durabilidade e versatilidade. Além de ser reciclável”, explica Wesley Silva, gerente executivo da empresa.

As peças são atóxicas e livres de BPA (Bisfenol A). Podem ir ao micro-ondas e em lava-louças, mas precisam de um cuidado especial para a conservação. “Recomenda-se lavar com detergente neutro, utilizando o lado não abrasivo da esponja. Também é importante acompanhar todas as instruções da embalagem quanto ao tempo máximo indicado para aquecimento em micro-ondas e a temperatura suportada por cada item”, ressalta Wesley.

Substitua os descartáveis

copos

Divulgação A linha Tendências, da Vemplast, une produtos sustentáveis a um design moderno e colorido

Depois da campanha “Adote um Copo”, que visa a redução do consumo de copos descartáveis em grandes empresas, a Vemplast voltou os seus cuidados com o meio ambiente para a linha de varejo e ‘full service’ (fora de casa), produzindo itens de cozinha em Polipropileno e Policarbonato.

“O Polipropileno é o plástico comum, derivado do petróleo (PP) e sua resistência é um pouco menor. Já o Policarbonato é feito de engenharia, mais técnico, e sua resistência é maior”, comenta a diretora da Vemplast, Renata Oliveira.

“São produtos que tem fácil reutilização e substituem o descartável . Não quebram, não lascam e não contaminam o alimento. Usamos matéria-prima 100% virgem e os pigmentos das cores são livres de metais pesados”, completa.

Na área industrial esses produtos costumam durar de 2 a 5 anos, mas no dia a dia, para as donas de casa mais cuidadosas, essa vida útil pode se prolongar muito. O truque é higienizar os utensílios e ter cuidado na hora de lavar.

“Não use a parte abrasiva da esponja porque pode riscar. Quem quiser, pode até higienizar os copos e potes com vinagre, assim como fazemos com legumes e verduras, que não danifica. Eles também podem ser usado no micro-ondas, na lava-louças e no congelador. Além de não ter o canto vivo (aqueles locais de difícil limpeza e que acumulam comida)”, finaliza Renata.

As vantagens em ter  produtos sustentáveis  com grande durabilidade vão desde a preocupação com o meio ambiente, até o cuidado com o seu bolso. Se eles durarem mais, a chance de precisar comprar novos itens é menor. Então, porque não aliar o útil ao agradável?