Diário de São Paulo
Siga-nos

Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

Os planetas Vênus e Júpiter, considerados os mais brilhantes, vão se encontrar no céu neste fim de semana. Segundo o Observatório Nacional, para ver o

Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana
Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

Redação Publicado em 30/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 22h18


Conjunção será às 16h (hora legal de Brasília) deste sábado

Os planetas Vênus e Júpiter, considerados os mais brilhantes, vão se encontrar no céu neste fim de semana. Segundo o Observatório Nacional, para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer e na direção do nascer do Sol.Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semanaPlanetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

A conjunção ocorrerá tanto na madrugada de sábado  , quanto na madrugada de  (1º de maio).

De acordo com a tecnologista sênior do Observatório Nacional, Josina Nascimento, a conjunção propriamente dita será às 16h (hora legal de Brasília) do dia 30.

“O que vai diferir é somente a altura dos astros de acordo com a localidade. No Rio, às 4h30 da manhã, eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão ficando cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los. É impossível não reconhecê-los. São os astros mais brilhantes do céu”, disse Josina.

Segundo o observatório, em  de 2021 houve uma conjunção de Vênus com Júpiter, mas os planetas estavam muito próximos do Sol e não foi possível ver. Em ço de 2023 haverá outra conjunção entre os dois planetas, logo após o pôr do Sol, mas a distância será bem maior entre os planetas.

Quem puder utilizar um telescópio conseguirá ver, neste fim de semana, o alinhamento de três planetas: Netuno, Vênus e Júpiter. O observatório vai fazer duas transmissões ao vivo do evento por meio do canal do YouTube do Observatório Nacional.

Eclipse

Em 2022, haverá dois eclipses do Sol, ambos parciais e não visíveis no Brasil. O primeiro será em  e terá início às 15h45 (horário de Brasília). O único eclipse da Lua deste ano será de 15 para  e será um eclipse total e totalmente visível em todo o Brasil.

Segundo o observatório, apenas em outubro de 2023 haverá eclipse anular do Sol visível no Brasil.

O eclipse parcial do Sol de  será visível no extremo sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Em média, o eclipse total ocorre a cada 18 meses.

Entenda

Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial.

A observação de eclipses somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Conforme o observatório, não se deve olhar diretamente para o Sol com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro por risco de danificar o olho de modo irreversível.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias