Diário de São Paulo
Siga-nos

Planalto anuncia Aloysio Nunes como novo ministro das Relações Exteriores

O Porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, anunciou nesta quinta-feira (2) a nomeação do líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), para o

Planalto anuncia Aloysio Nunes como novo ministro das Relações Exteriores
Planalto anuncia Aloysio Nunes como novo ministro das Relações Exteriores

Redação Publicado em 03/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 01h46


O Porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, anunciou nesta quinta-feira (2) a nomeação do líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), para o comando do Ministério das Relações Exteriores. Ele deve tomar posse no primeiro escalão na próxima terça-feira (7).

A confirmação de Aloysio como novo ministro ocorreu após o parlamentar tucano se reunir, na tarde desta quinta, com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. O senador de São Paulo foi indicado para o primeiro escalão pela direção do PSDB.

No rápido pronunciamento no Palácio do Planalto (leia a íntegra ao final desta reportagem), Parola ressaltou a trajetória política do novo ministro no Legislativo e no Executivo com “engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional” do Brasil.

“O presidente da República indicou, na tarde de hoje [quinta], o senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, para assumir o Ministério das Relações Exteriores”, declarou Parola.

O porta-voz destacou que Aloysio já exerceu a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Ele afirmou ainda que a experiência do tucano no comando da comissão é um “exemplo claro do elevado valor e das importantes contribuições” que o senador do PSDB “traz para a promoção e a defesa dos interesses de nossa política externa”.

O cargo de ministro das Relações Exteriores estava vago desde 22 de fevereiro, quando o então titular da pasta, José Serra (PSDB-SP), pediu demissão. Em carta entregue pessoalmente a Temer, Serra justificou a saída do governo por “problemas de saúde”.

Serra estava no cargo desde maio do ano passado, quando Temer assumiu interinamente o comando do Palácio do Planalto. Após deixar a chefia do Itamaraty, José Serra retomou seu mandato de senador por São Paulo.

Após o anúncio da sua nomeação para o comando do Itamaraty, Aloysio Nunes usou a sua conta pessoal em uma rede social para dizer que aceitou o convite “consciente da responsabilidade”.

Ele afirmou ainda que acredita que a pasta poderá contribuir para que o país saia da crise econômica.

“Eu penso que a política externa, nesse momento em que o Brasil começa a sair de uma crise profunda, pode dar uma grande contribuição, especialmente na área econômica, na área do comércio internacional, na área de investimentos para trazer mais investimentos, prosperidade e mais empregos para o Brasil”, disse.

Para ele, um dos desafios será “dar nova vida ao Mercosul e aproximar o Mercosul dos países da Aliança para o Pacífico”. Ele defendeu também estreitar laços com a União Europeia. “A União Europeia pode dar uma nova oportunidade com a inserção mais competitiva do Brasil no mundo”, declarou.

Suplente no Senado

A ida de Aloysio Nunes para o Itamaraty vai deixar uma cadeira vaga no Senado. O primeiro suplente do parlamentar tucano, o ex-deputado Airton Sandoval (PMDB-SP), será convocado para tomar posse como senador e terá 60 dias – prorrogáveis por mais 30 – para assumir a cadeira.

Sandoval foi indicado pelo PMDB para a vaga de primeiro suplente de Aloysio Nunes na eleição de 2010, após o ex-governador Orestes Quércia (PMDB-SP) deixar a corrida por uma cadeira no Senado para tratar um câncer.

Aliado próximo de Quércia e quadro histórico do PMDB, Sandoval exerceu quatro mandatos consecutivos de deputado federal. Em 1990, se elegeu apenas suplente de deputado, mas chegou a exercer parcialmente o mandato.

Se o primeiro suplente não tomar posse em até 90 dias, o Senado vai convocar a segunda suplente, Marta Maria Freire da Costa.

Pronunciamento

Leia abaixo a íntegra do pronunciamento no qual foi anunciado o nome de Aloysio Nunes para o comando do Ministério das Relações Exteriores:

O presidente da República indicou, na tarde de hoje, o Senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, para assumir o Ministério das Relações Exteriores.

Homem público de larga experiência política, seja no Legislativo, seja no Executivo, o Senador Aloysio Nunes Ferreira tem uma longa trajetória de engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional do Brasil.

Seu período como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal é exemplo claro do elevado valor e das importantes contribuições que o Senador Aloysio Nunes Ferreira traz para a promoção e a defesa dos interesses de nossa política externa.

Ao desejar-lhe êxito em sua missão, o Presidente Michel Temer reitera a confiança que já lhe manifestou hoje pessoalmente em sua ampla capacidade de chefiar o Itamaraty.

Compartilhe  

últimas notícias