Diário de São Paulo
Siga-nos

Piton cresce em nova função no Corinthians e pode fazer estreia internacional como titular

Dos garotos da base, Lucas Piton é o "veterano" do time profissional do Corinthians. Foi promovido em 2019 e, desde então, coleciona minutos em campo. Mas

corinthians
corinthians

Redação Publicado em 06/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h46


Jogador ganha liberdade ofensiva em esquema com três zagueiros

Dos garotos da base, Lucas Piton é o “veterano” do time profissional do Corinthians. Foi promovido em 2019 e, desde então, coleciona minutos em campo. Mas ainda tem poucas experiências internacionais. Nesta quinta-feira, pode fazer sua estreia como titular em competições continentais pelo Timão.

O Corinthians entra em campo às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Nacional, em Lima, para enfrentar o Sport Huancayo, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, e Piton disputa vaga na ala com Fábio Santos.

Pela boa atuação no clássico contra o São Paulo, o jovem de 21 anos tende a ser mantido entre os titulares pelo técnico Vagner Mancini. Se o esquema de três zagueiros seguir, Piton jogará novamente como ala esquerdo, com liberdade de movimentação do meio para frente.

Na temporada 2021, Piton disputou sete jogos e marcou um gol.

Lucas Piton e Ramiro em Santos x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Lucas Piton e Ramiro em Santos x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

A ala não é novidade para o jovem lateral. Nos quatro anos em que esteve no futsal do Corinthians, Piton foi um ala canhoto habilidoso e bom passador, de acordo com seu ex-técnico, Daniel Magalhães, treinador da categoria sub-18 do Parque São Jorge. Para Daniel, trata-se de uma vantagem competitiva.

– A vantagem do Piton é justamente não ser um jogador que se limita à lateral. No futsal, era um ala organizador, pode jogar tranquilamente na linha avançada. Na base do campo, foi aprovado como um meia-atacante, próximo ao gol. Se ele jogar nessa primeira linha, não terá dificuldade. Ele se adapta muito rapidamente a essas situações. Chamamos isso de vantagem competitiva

Se pelas categorias de base do futsal foram várias viagens com o Corinthians, pelo profissional as incursões internacionais de Piton ainda são poucas: idas ao Paraguai e aos Estados Unidos.

Esteve com a delegação corintiana na estreia na Sul-Americana, contra o River Plate paraguaio, mas não saiu do banco de reservas. No ano passado, foi usado por Tiago Nunes contra o Guaraní, também em Assunção, pela Libertadores, e em amistoso de pré-temporada em Orlando, na Flórida, nos EUA.

Ainda não foi titular com o Corinthians fora do país. Em todos os jogos, entrou como reserva de Sidcley. A estatística se estende a jogos internacionais em casa, como foi contra o próprio Guaraní, quando também foi usado como reserva.

Veja todos os jogos internacionais de Lucas Piton pelo Corinthians:

  • Corinthians 2 x 1 New York City (Orlando, Flórida, Estados Unidos, amistoso);
  • Atlético Nacional-COL 2 x 1 Corinthians (Orlando, Flórida, Estados Unidos, amistoso);
  • Guaraní-PAR 1 x 0 Corinthians (Assunção, Paraguai, Libertadores);
  • Corinthians 2 x 1 Guaraní-PAR (São Paulo, Brasil, Libertadores).

.

.

.

fonte: GE – Globo Esportes.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias