Lewis Hamilton teve boas chances de tirar a vitória do GP dos Estados Unidos das mãos de Max Verstappen neste domingo, mas a RBR garantiu a vantagem do
Redação Publicado em 25/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h24
Lewis Hamilton teve boas chances de tirar a vitória do GP dos Estados Unidos das mãos de Max Verstappen neste domingo, mas a RBR garantiu a vantagem do holandês também na estratégia. Avaliando o desempenho na prova, a Mercedes reconheceu que deveria ter arriscado mais quando tinha o heptacampeão na liderança, após ter ultrapassado Max ainda na largada.
– As opções para vencer a corrida se resumiam em manter a liderança após a ótima largada de Lewis parando mais cedo, talvez já na oitava volta. Mas considerando que estávamos lutando com os pneus médios em um período tão curto, nunca teríamos sido corajosos o suficiente para fazer isso – disse Andrew Shovlin, diretor de engenharia do time.
Depois de cair para segundo, Verstappen fez seu primeiro pit stop na décima volta, antes de Hamilton, que parou no 13º giro. O movimento o recolou na liderança com uma vantagem sobre o rival que, mais à frente, ampliou com mais uma troca de pneus antecipada, deixando a Mercedes sem alternativas.
Hamilton permaneceu com pneus duros em seu segundo pit stop; a equipe alemã acreditava que ele alcançaria Verstappen nas três voltas finais. O britânico conseguiu reduzir a desvantagem sobre o rival, mas não teve tempo para fazer a ultrapassagem. O momento da primeira parada se mostrou crucial, mas a Mercedes admitiu que não teve coragem de arriscar.
– Parecia que íamos comprometer toda a corrida. Podíamos sim ter feito uma parada mais cedo, mas seria como puxar o gatilho cedo e esperar o melhor, ver se Lewis conseguiria manter Max distante – justificou Shovlin.
Outros fatores foram importantes para a vitória de Verstappen; entre eles, a gestão do holandês dos pneus mais desgastados em relação aos de Hamilton no stint final da prova, embora ele tenha relatado dificuldades em lidar com a degradação dos compostos. Chefe da Mercedes, Toto Wolff reconheceu o acerto do rival:
– Você pode ver as diferentes estratégias: uma das equipes partiu para o undercut por necessidade e foi uma jogada, como posso dizer, corajosa, porque ainda era muito cedo. E na segunda vez, mais uma vez tiveram tudo a seu favor. No último stint, Verstappen entendeu que não podia danificar os pneus muito cedo porque ainda tinha pelo que lutar no final.
O austríaco ressaltou que o desempenho de Hamilton com os pneus médios, na largada, não foram o esperado – algo já sinalizado nos treinos livres. O britânico lutou para abrir mais de 1s de vantagem sobre Verstappen na liderança, o que para Wolff, justifica a decisão de não pará-lo mais cedo.
– Nosso carro não foi suficientemente rápido no primeiro stint com os pneus médios. E não poderíamos ter feito um pit stop precoce porque, com base nos dados, parecia que não poderíamos terminar a corrida naquela posição. Em um determinado momento você acaba ficando muito lento e foi essa a situação na segunda parada; tivemos que ir aos boxes porque ele estava muito devagar. Se tivéssemos talvez mais duas voltas na prova, quem sabe? Mas é assim. Precisamos parabenizar a RBR por suas paradas – comentou.
Verstappen dobrou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos sobre Hamilton de seis para 12. A cinco etapas para o fim do campeonato, a dupla volta a se enfrentar no GP do México, em 7 de novembro.
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