Diário de São Paulo
Siga-nos

Pistas de skate: veja tipos e as mais famosas do Brasil

Para muitas pessoas, mais do que um esporte, o skate é um estilo de vida que proporciona adrenalina e sensação de liberdade. A modalidade, que surgiu na

skate
skate

Redação Publicado em 03/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h45


Para muitas pessoas, mais do que um esporte, o skate é um estilo de vida que proporciona adrenalina e sensação de liberdade. A modalidade, que surgiu na década de 50 na Califórnia, nos Estados Unidos, vem ganhando cada vez mais adeptos. Com o crescimento do esporte, surgiu a necessidade da construção de pistas nas áreas urbanas. Hoje, é possível encontrar skate parks situados por todo o país, cada um com suas características: uns com elementos do street e outros com e mini ramp, por exemplo. O que não falta mesmo é criatividade para praticar diversas manobras sobre as quatro rodinhas. Essas construções, além de fomentarem e incentivarem a prática esportiva, permitem que atletas profissionais treinem em alto nível para torneios importantes, como as Olimpíadas.

10 pistas de skate espalhadas pelo Brasil

1. Tatu Skate Park (Rio de Janeiro, RJ)

Tatu Skate Park é a melhor pista do Brasil segundo ranking  — Foto: Reprodução/Internet

Tatu Skate Park é a melhor pista do Brasil segundo ranking — Foto: Reprodução/Internet

Localizada no bairro da Madureira, em frente ao Madureira Shopping, na cidade do Rio de Janeiro, há uma das maiores e mais modernas pistas de skate latino-americana: a Tatu Skate Park. Inclusiva, é considerada a melhor pista do Brasil de acordo com ranking realizado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk). O espaço conta com diversas estruturas voltadas para o street skate, modalidade da Fadinha Rayssa Leal,, com bowls de diversas profundidades, variados desníveis e obstáculos com diferentes materiais e texturas – o que cria múltiplas possibilidades de experiências para os skatistas e contempla diversos gostos. Inaugurada em 2012, já contou com a presença do skatista brasileiro-americano Bob Burnquist que, inclusive, afirmou que a pista é um marco para o skate nacional ao apresentar o maior half pipe (pista de skate em forma de “U’’) da América Latina.

2. Pista do Parque da Juventude (São Bernardo do Campo, SP)

Pista do Parque da Juventude — Foto: Reprodução/Internet

Pista do Parque da Juventude — Foto: Reprodução/Internet

Situada na cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, essa pista no estilo street é cheia de obstáculos, como rampas, escadas e corrimãos, além de possuir os chamados bowls – pistas com paredes côncavas que chegam até 3 metros de profundidade. Para acessá-la, é necessário ir até o Parque da Juventude, maior parque de esportes radicais da América Latina. Em seus 31 anos de funcionamento, já recebeu visitas como as de Sandro Dias (Mineirinho), Bob Burnquist e Lincoln Ueda – personalidades que são referências no mundo do skate. Além disso, são disponibilizadas também aulas gratuitas de skate, patins e bicicross para crianças de 4 a 12 anos na pista mirim anexada à principal.

3. Pista da Lagoa do Nado (Belo Horizonte, MG)

Pista da Lagoa do Nado — Foto: Reprodução/Internet

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado em Belo Horizonte, Minas Gerais, conta com uma pista de skate rodeada por uma vegetação estonteante A pista, feita por uma plataforma retangular, três bowls e obstáculos, é ideal para quem procura velocidade e manobras diversas. Inaugurada em 2014, tem uso gratuito, porém é necessário que se faça um cadastro no parque antes de acessá-la.

4. Pista de Skate Quebra-Mar “Chorão” (Santos, SP)

Pista de skate Quebra-Mar “Chorão”  — Foto: Reprodução/Internet

Pista de skate Quebra-Mar “Chorão” — Foto: Reprodução/Internet

Localizada na cidade de Santos, no estado de São Paulo, essa pista recebeu o nome de Chorão em homenagem ao vocalista e skatista da banda Charlie Brown Jr. É composta por uma área de mil metros quadrados revitalizados pela prefeitura da cidade, permitindo melhor locomoção e aproveitamento. O espaço oferece vista para um pôr do sol único, além de estar situado em frente à praia. É uma ótima opção para as crianças também, já que conta com uma pista de pump track composta por curvas inclinadas e lombadas.

5. Skate Park da Costeira (Florianópolis, SC)

Skate Park da Costeira  — Foto: Reprodução/Internet

Skate Park da Costeira — Foto: Reprodução/Internet

A maior pista da região Sul do país está localizada na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, Santa Catarina. Construído em 2016, o espaço fez parte de um projeto da Prefeitura de Florianópolis em parceria com skatistas profissionais, o que resultou em uma área de 1,4 mil metros quadrados equipados com uma pista em formato bowl mesclado com área de street. Sua estreia foi realizada pelo evento Vans Park Series, promovido pela Vans, cujo objetivo é o incentivo à cultura do skate pelo mundo e contou com a presença de ícones do skate, como Kevin Kowalski e Pedro Barros.

6. Skate Park da Praça Duó (Rio de Janeiro, RJ)

Skate Park da Praça Duó — Foto: Reprodução/Internet

Skate Park da Praça Duó — Foto: Reprodução/Internet

Um dos pontos mais importantes para o skate carioca, a pista da Praça Duó, localizada na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, originalmente foi construída como anfiteatro. Porém, com o passar do anos, os skatistas passaram a utilizar a área redonda de concreto rodeada de bancadas, que até então estava abandonada, para a prática do esporte. Eventos como o Skate Total Urbe (STU) passaram a acontecer, e o espaço foi ganhando obstáculos e teve seu bowl complexificado. Assim, ela é uma ótima opção para os praticantes de street e park em todos os níveis. Além disso, o espaço está localizado em frente à praia e possui ótima infraestrutura ao redor.

7. Skate Park do Castelão (Fortaleza, CE)

Skate Park do Castelão  — Foto: Reprodução/Internet

Skate Park do Castelão — Foto: Reprodução/Internet

Integrada ao Centro de Formação Olímpico de Fortaleza, a pista do Castelão é uma das mais jovens do país, inaugurada em 2014. Equipada para a modalidade street, possui 5 mil metros quadrados de espaço que são utilizados para prática do esporte e ensino gratuito de skate para crianças. Por isso, é um ótimo local para os iniciantes. Composta por diversos obstáculos, como corrimão em delta, escadas e euro gap, o espaço pode ser ser visitado a qualquer momento do dia por conta da sua ótima infraestrutura e iluminação.

8. Pista de Skate do IAPI (Porto Alegre, RS)

Pista de Skate do IAPI — Foto: Reprodução/Internet

Pista de Skate do IAPI — Foto: Reprodução/Internet

Localizada na Praça Frederico Arnaldo Ballvé em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e inaugurada em 2001, a pista de skate do bairro IAPI é considerada uma das maiores do Brasil com extensão de 4 mil metros quadrados. Altamente frequentada ao longo de todo o dia, a pista conta com diversas infraestruturas, como mini-ramp, caixote, rampa-reta e pirâmide, para atender todos os públicos, desde os iniciantes até os avançados. Além disso, já foi sede do maior evento de skate do Rio Grande do Sul: o Circuito Gaúcho Amador de Street Skate, em 2012.

9. Skate Bowl do Arpoador (Rio de Janeiro, RJ)

Skate Bowl do Arpoador — Foto: Reprodução/Internet

Skate Bowl do Arpoador — Foto: Reprodução/Internet

Voltada para skatistas mais experientes, os bowls do Arpoador, localizados no parque Garota de Ipanema no Rio de Janeiro, foram revitalizados em maio de 2021. O piso das pistas foi transformado em um mosaico colorido, além de suas rachaduras e bordas serem reparadas, o que devolveu a esse point do Rio de Janeiro seu ar inspirador e colorido. Com um bank e um bowl, as pistas construídas em 1991 são ligadas por um spine, o que exige um nível mais avançado no skate para que se consiga aproveitá-la.

10. Skate Plaza (São João da Boa Vista, SP)

Skate Plaza — Foto: Reprodução/Internet

Skate Plaza — Foto: Reprodução/Internet

Inaugurada em 2012 e localizada em São João da Boa Vista, cidade pequena do interior paulista (200 km de São Paulo), a pista Skate Plaza é uma das mais estruturadas do estado. O espaço foi idealizado e projetado pelo skatista e engenheiro Peterson Garcia, visando atender à modalidade street, por isso reúne elementos urbanos do dia a dia, como bancos, escadas e corrimãos. A pista se tornou um point no município. Afinal, além de ser a primeira construída por lá, é considerada uma das melhores de São Paulo.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias