Diário de São Paulo
Siga-nos

Piloto que deu rasante sobre lancha poderá ter registro cassado, diz Anac

O empresário responsável por pilotar as aeronaves que fizeram um voo rasante neste sábado (8) sobre uma embarcação no rio Tietê poderá, se for comprovada as

Piloto que deu rasante sobre lancha poderá ter registro cassado, diz Anac
Piloto que deu rasante sobre lancha poderá ter registro cassado, diz Anac

Redação Publicado em 11/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h17


Vídeos mostram avião e helicóptero dando rasante sobre rio Tietê.
Caso aconteceu em Araçatuba ; Polícia Federal e Anac investigam.

O empresário responsável por pilotar as aeronaves que fizeram um voo rasante neste sábado (8) sobre uma embarcação no rio Tietê poderá, se for comprovada as irregularidades, receber uma multa e ter o registro suspenso, de acordo com a Anac, a Agência Nacional de Aviação.

O próprio empresário disse, por telefone, que era ele quem pilotava o avião e o helicóptero. As manobras  estão sendo investigadas pela Polícia Federal e Anac. A documentação dos dois veículos, segundo a Anac, também não estava em dia.

O homem disse à TV TEM que é o dono delas e que “era uma brincadeira entre amigos e que não colocou em risco a vida de ninguém, assim como não passou com a aeronave em cima de lancha nenhuma.”

Helicóptero faz manobra bem próximo da embarcação (Foto: Reprodução / TV TEM)

Helicóptero faz manobra bem próximo da embarcação (Foto: Reprodução/TV TEM)

O delegado Frederico Rezende explica que os passageiros da embarcação e o piloto das aeronaves deverão prestar depoimento. “Não é uma conclusão. As investigações vão começar agora, mas pelas imagens constatamos que as aeronaves fizeram um voo rasante muito próximo da superfície e da embarcação e colocou sim, em risco, as pessoas. Os envolvidos podem ser indiciados por expor em perigo embarcação ou aeronave”, diz o delegado.

As imagens foram feitas no rio Tietê. A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, também vai abrir um processo de investigação. Se comprovadas as irregularidades, o piloto pode receber uma multa e ainda ter o registro suspenso.

Segundo a Anac, tanto o helicóptero como o avião estão com pendências no certificado de aeronavegabilidade e não poderiam levantar voo. O piloto profissional Almir de Almeida diz que as duas aeronaves estavam a baixo da altura limite, mesmo numa área não povoada. “É um voo arriscado, a baixa altura, é uma irresponsabilidade muito grande, o helicóptero e o avião passam muito perto da embarcação e isso está acontecendo muito no Brasil, a segurança de voo tem de ser em primeiro lugar”, afirma.

A investigação da Anac é sigilosa, e sobre o vencimento da documentação do avião, a agência disse que existe um tolerância de 30 dias além do prazo, mas esse não é o caso do helicóptero. Apesar da afirmação da Anac sobre a documentação irregular das duas aeronaves, o empresário dono delas, Marcelo Árias Freitas, disse que os papéis estão sim em dia.

Compartilhe  

últimas notícias