Diário de São Paulo
Siga-nos

PIB tem queda de 4% no trimestre encerrado em julho, aponta FGV

O Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) recuou no trimestre encerrado em julho, segundo dados do Monitor do PIB

PIB tem queda de 4% no trimestre encerrado em julho, aponta FGV
PIB tem queda de 4% no trimestre encerrado em julho, aponta FGV

Redação Publicado em 16/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h12


Na comparação com junho, PIB cresceu 2,4% no mês

O Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) recuou no trimestre encerrado em julho, segundo dados do Monitor do PIB divulgados hoje (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com estudo, a economia brasileira recuou 4% na comparação com o trimestre findo em abril e de 8,9% na comparação com o trimestre encerrado em julho de 2019.PIB tem queda de 4% no trimestre encerrado em julho, aponta FGVPIB tem queda de 4% no trimestre encerrado em julho, aponta FGV

Analisando-se apenas o mês de julho, houve alta de 2,4% na comparação com o mês anterior e queda de 6,1% em relação a julho do ano passado.

No trimestre encerrado em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, o consumo das famílias recuou 10,1%, enquanto a formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, recuou 7,8%. As exportações, por outro lado, cresceram 4,9%. As importações caíram 20%.

Na análise especial sobre saúde, o Monitor do PIB mostrou que a saúde pública recuou 15,6% em julho, na comparação com julho do ano passado. Já a saúde privada retraiu 23,9% no mesmo tipo de comparação.

Segundo a FGV, essas quedas de produção da atividade de saúde, tanto pública como privada, estão, provavelmente, associadas ao adiamento de consultas e exames devido ao isolamento social.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias