Diário de São Paulo
Siga-nos

PGR defende arquivar inquérito de Renan Calheiros por suposto esquema em Belo Monte

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que arquive, por falta de provas, um inquérito aberto para investigar o suposto

PGR defende arquivar inquérito de Renan Calheiros por suposto esquema em Belo Monte
PGR defende arquivar inquérito de Renan Calheiros por suposto esquema em Belo Monte

Redação Publicado em 29/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h14


A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que arquive, por falta de provas, um inquérito aberto para investigar o suposto pagamento de propina ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) nas obras da hidrelétrica de Belo Monte.

Em parecer assinado no dia 12 de julho, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, afirma que as investigações não apontam indícios contra Renan; e que não há novas linhas de apuração que possam esclarecer se houve, de fato, os supostos repasses ilícitos ao parlamentar.

Em nota, a assessoria de imprensa diz que “este caso foi mais um dos absurdos de denúncias sem prova e perseguição e abusos de membros do MP federal contra o senador Renan Calheiros.”

“Tanto que de 32 investigações, restam apenas 7, que também serão arquivadas por serem ineptas”, afirma a nota.

O inquérito foi aberto em 2016 a partir de delações premiadas, como a do senador cassado Delcídio do Amaral. Segundo a delação, construtoras acertaram o pagamento de R$ 30 milhões em propina para PT e PMDB.

Parte do suborno, disse Delcídio, teria sido pago para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2010 e parte para o “grupo de José Sarney” no PMDB.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias