Diário de São Paulo
Siga-nos

PF investiga suspeitos de propaganda de atos para alteração da ordem

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (27) a Operação Estabilidade para investigar um grupo suspeito de fazer propaganda, nas redes sociais, “de

PF investiga suspeitos de propaganda de atos para alteração da ordem
PF investiga suspeitos de propaganda de atos para alteração da ordem

Redação Publicado em 27/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h15


Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em três cidades

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (27) a Operação Estabilidade para investigar um grupo suspeito de fazer propaganda, nas redes sociais, “de processos ilegais para alteração da ordem política ou social”, informou o órgão em nota.PF investiga suspeitos de propaganda de atos para alteração da ordemPF investiga suspeitos de propaganda de atos para alteração da ordem

Os investigadores apuram a publicação de mensagens incitando a animosidade entre as Forças Armadas e instituições civis, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF). São cumpridos três mandados de busca e apreensão em Brasília, Uberlândia (MG) e Taboão da Serra (SP), autorizados pela 15ª Vara Federal do Distrito Federal.

As investigações começaram a partir de um vídeo em que dois investigados aparecem em frente ao STF pedindo intervenção militar e a prisão de nove ministros da Corte. “Com o aprofundamento das análises, foi possível constatar a participação deles em diversos atos do tipo, inclusive com a arrecadação de fundos para financiar o movimento”, informou a PF.

De acordo com os investigadores, os envolvidos podem ser enquadrados em ao menos três crimes previstos na Lei de Segurança Nacional: o de fazer, em público, propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social (Artigo 22, I); o de distribuir ou redistribuir fundos destinados a fazer essa propaganda (Artigo. 22, §2, I); e incitar à animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou as instituições civis (Artigo 23, II).

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias