Diário de São Paulo
Siga-nos

PF investiga fraude na aquisição de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (21), operação que investiga fraudes na compra de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde. Os

PF investiga fraude na aquisição de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde
PF investiga fraude na aquisição de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde

Redação Publicado em 21/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h14


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (21), operação que investiga fraudes na compra de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde. Os investigadores cumprem 15 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

A suspeita, segundo os agentes, é de que um esquema favorecia empresas, o que gerou desabastecimento no estoque da pasta. As fraudes teriam provocado a morte de pelo menos 14 pacientes e prejuízo de R$ 20 milhões (veja detalhes abaixo).

TV Globo apurou que, entre os alvos, estão o ex-diretor do departamento de logística em saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e investigado na Operação Lava Jato, Davidson Tolentino, e Francisco Maximiano, sócio-presidente da Precisa Medicamentos – empresa intermediadora da compra da vacina contra Covid-19 Covaxin, cancelada após suspeita de irregularidades. G1 tenta contato com defesa dos suspeitos.

Outro investigado é o secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, Tiago Pontes de Queiroz. Ele também atuou no ministério como diretor de logística.

Segundo a investigação, os crimes ocorreram entre 2016 e 2018. Os policiais identificaram que o esquema envolveu a aquisição de medicamentos pela Diretoria de Logística em Saúde do Ministério da Saúde.

A PF informou que o abastecimento dos seguintes remédios foram afetados pelo esquema:

  • Aldurazyme
  • Fabrazyme
  • Myozyme
  • Elaprase
  • Soliris/Eculizumabe

Os policiais disseram que encontraram indícios de inobservância da legislação administrativa, licitatória e sanitária, além do descumprimento de decisões judiciais dadas a pacientes. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e corrupção ativa.

‘Agravamento de saúde’

Segundo a PF, a má condução dos processos de aquisição desses medicamentos causou o desabastecimento por vários meses dos estoques da pasta. A Polícia Federal estima que houve repasse de R$ 20 milhões para a compra de medicamentos que nunca foram entregues.

Os investigadores informaram que o problema gerou prejuízo a centenas de pacientes beneficiários de ordens judiciais, o que contribuiu para o ‘agravamento de saúde’ deles.

Dos pacientes que sofreram com a falta dos medicamentos, pelo menos 14 morreram. Os agentes disseram que a informação sobre os óbitos foi prestada por associações e familiares de vítimas, que afirmaram aos policiais que elas morreram sem acesso a uma última tentativa de tratamento médico.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias