Diário de São Paulo
Siga-nos

PF desarticula associação criminosa suspeita de invadir site do TSE

A Polícia Federal (PF) foi às ruas na manhã de hoje (24) para cumprir um mandado de prisão preventiva e dois de prisão temporária na Operação Script Kiddie.

PF desarticula associação criminosa suspeita de invadir site do TSE
PF desarticula associação criminosa suspeita de invadir site do TSE

Redação Publicado em 24/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h24


Diligências ocorrem na capital paulista e em Araçatuba, no interior

A Polícia Federal (PF) foi às ruas na manhã de  (24) para cumprir um mandado de prisão preventiva e dois de prisão temporária na Operação Script Kiddie. Os alvos são suspeitos de participação em um ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).PF desarticula associação criminosa suspeita de invadir site do TSEPF desarticula associação criminosa suspeita de invadir site do TSE

São cumpridos também cinco mandados de busca e apreensão. As diligências foram deflagradas nas cidades de São Paulo e Araçatuba (SP). Todas as medidas foram autorizadas pela 10ª Vara Federal de Brasília, a pedido da PF.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo eletrônico e associação criminosa. Segundo a PF, foram apreendidos na casa de um dos investigados presos R$ 22 mil em espécie, além de uma arma de fogo ilegal e uma mídia eletrônica de interesse da investigação.

A operação é fruto de um inquérito instaurado a pedido do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, após o portal do tribunal  sido invadido, e a página inicial  sido alterada, em 1º de junho. “Não foram identificados quaisquer elementos que possam  prejudicado a segurança do sistema eleitoral”, afirmou a PF em nota.

Com o termo Script Kiddie, a PF faz referência a hackers menos experientes e habilidosos, que se utilizam de ferramentas e esquemas já utilizados por outros hackers para realizar ataques cibernéticos.

.

.

.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias