Diário de São Paulo
Siga-nos

PF cumpre mandados contra notícias falsas para fins eleitorais no interior de SP

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (23), dois mandados de busca e apreensão relacionados a uma denúncia de notícias falsas com fins

PF cumpre mandados contra notícias falsas para fins eleitorais no interior de SP
PF cumpre mandados contra notícias falsas para fins eleitorais no interior de SP

Redação Publicado em 25/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h34


A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (23), dois mandados de busca e apreensão relacionados a uma denúncia de notícias falsas com fins eleitorais em Indaiatuba (SP). Segundo a apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, trata-se da primeira operação contra fake news eleitoral no estado de São Paulo.

De acordo com a investigação, foram apreendidos computadores, notebooks, celulares e dispositivos físicos de armazenagem de dados que seriam utilizados para produzir e disseminar notícias e acusações falsas na internet contra “candidato a cargo eleitoral” no município.

Delegado da PF responsável pela investigação, Fernando Marciano Golia explica que, com o cumprimento dos mandados, agora a apuração será aprofundada para ter certeza se a denúncia procede.

“Foram vários elementos que foram se agrupando e que levaram a indícios de que estava sendo preparado um material para ser usado como fake news, divulgando fatos inverídicos a respeito de candidatos”.

Os mandados foram cumpridos em uma casa e na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), órgão da prefeitura. O delegado da PF explicou que, a princípio, a fundação não tem relação com a denúncia e que o alvo é um trabalhador do local.

“Até o momento, os indícios que nós temos é de que uma das pessoas que trabalha na Fiec estaria promovendo a elaboração e execução dessas fake news. Coincidentemente, também é a pessoa que a gente foi na casa fazer a busca e apreensão”, disse Golia.

“A maior parte dos equipamentos de armazenamento de informática não foram apreendidos na Fiec, foram apreendidos na residência dessa pessoa”, completa o delegado.

Em nota, a prefeitura informou que não teve acesso ao processo em questão e que só tomou conhecimento dos fatos no momento da ação da Polícia Federal. Além, reforçou o que foi informado pelo delegado, de que não se trata de uma ação movida contra a Prefeitura e sim contra um funcionário efetivo da Fiec .

“A Administração informa, ainda, que está à disposição para colaborar com as autoridades policiais no que for necessário para o esclarecimento dos fatos e que serão tomadas as medidas administrativas cabíveis com relação ao servidor”.

Por G1

Compartilhe  

últimas notícias