Diário de São Paulo
Siga-nos

PF apura se Aécio usava endereços de parentes para esconder documentos ‘escusos’

A Polícia Federal investiga se endereços de parentes do senador Aécio Neves (PSDB-MG) serviram para a ocultação de documentos "escusos".

PF apura se Aécio usava endereços de parentes para esconder documentos ‘escusos’
PF apura se Aécio usava endereços de parentes para esconder documentos ‘escusos’

Redação Publicado em 20/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h39


Segundo documento obtido pela TV Globo, Polícia Federal recebeu informações sobre quatro endereços, inclusive o da mãe do senador, que seriam usados para ocultar documentos.

A Polícia Federal investiga se endereços de parentes do senador Aécio Neves (PSDB-MG) serviram para a ocultação de documentos “escusos”.

Esse foi o motivo que levou às buscas realizadas nesta quinta-feira (20) na segunda fase da Operação Ross, que investiga a compra de apoio político à campanha presidencial de 2014, relatada na delação de executivos da J&F.

A Polícia Federal suspeita que a casa da mãe de Aécio, Inês Maria Tolentino Neves da Cunha, e endereços ligado ao senador e ao primo dele, Frederico Pacheco, tenham sido usados para ocultar documentos.

A suspeita foi reproduzida na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que autorizou a operação em residências de parentes do senador. A TV Globo teve acesso ao despacho.

Nele, o ministro afirma que a PF diz ter identificado “quatro novos endereços, vinculados ao investigado Aécio Neves, à irmã Andrea Neves e ao primo Frederico Pacheco. Segundo [a PF] aduz, os locais provavelmente são utilizados para a ocultação de documentos”.

Na decisão, o ministro descreve que policiais federais receberam denúncias de que esses endereços eram usados “para a guarda de documentos escusos”. E que testemunhas viram caixas de documentos sendo levadas para a casa da mãe de Aécio.

“Junta aos autos, à folha 21, relatório de denúncia nº 20181218F, no que revelado por pessoa anônima, no mesmo dia, às 9h56, que uma das secretárias do investigado Aécio Neves e o motorista, de nomes não informados, estiveram no endereço […] residência da genitora do investigado, Inês Maria Tolentino Neves da Cunha, oportunidade em que teriam subido várias vezes ao apartamento e escondido caixas com documentos no imóvel”, diz o documento.

De acordo com as informações recebidas pela PF, as caixas foram levadas ao apartamento da mãe de Aécio no mesmo dia em que o senador foi alvo de buscas da Operação Ross, na quinta-feira passada.

Segundo a PF, há também a suspeita de endereços em que Andréa Neves supostamente manteria caixas contendo documentos, e buscas nesses locais podem revelar a existência de documentos de interesse das investigações, com o objetivo de esclarecer os fatos em estágio de apuração.

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa da mãe de Aécio Neves em MG

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa da mãe de Aécio Neves em MG

Compartilhe  

últimas notícias