Diário de São Paulo
Siga-nos

Petrovic vê Croácia como incógnita e foca em defesa forte no pré-olímpico

"Quero defesa!" O pedido de Aleksandar Petrovic virou um mantra para a seleção brasileira masculina de basquete. O técnico croata acredita que defender forte

PETROVIC
PETROVIC

Redação Publicado em 18/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h29


Técnico do Brasil estuda rivais por vaga nas Olimpíadas de Tóquio e aponta caminho para classificação: “Você precisa estar pronto para defender até a morte”

“Quero defesa!” O pedido de Aleksandar Petrovic virou um mantra para a seleção brasileira masculina de basquete. O técnico croata acredita que defender forte vai ser o caminho para o Brasil conquistar a vaga nas Olimpíadas de Tóquio em disputa no pré-olímpico da Croácia, em Split, entre 29 de junho e 4 de julho.

– Quando você entra em quadra na FIBA, defender é essencial. Por isso, temos responsabilidade nas regras defensivas. Saindo bem armado atrás, na defesa, esse Brasil tem muitas qualidades atacando. Por isso, quero me garantir de situações que podem ajudar no Pré-Olímpico. É uma competição em que não há amanhã. Não se pode falhar. Chutes de três podem entrar ou não. Podem ajudar a vencer. Mas, defensivamente, você precisa estar pronto para defender até a morte – disse o treinador.

O Brasil estreia no pré-olímpico contra a Tunísia no dia 29 de junho, às 15h (de Brasília), com transmissão ao do SporTV. Encara também a Croácia na primeira fase em busca de uma vaga nas semifinais. Na outra chave em Split estão Alemanha, México e a equipe do Comitê Olímpico Russo.

Sob o comando de Petrovic, o Brasil está se preparando em Walbrzych, na Polônia, e encara a seleção polonesa em dois amistosos em Gliwice nos dias 22 e 23 de junho. Além de fazer testes na seleção, o técnico está de olho nos rivais. Ele afirma que o Brasil é favorito contra a Tunísia e vê a Croácia como a dúvida para a competição.

– Bruno Savignani (auxiliar técnico) acompanhou um torneio na Polônia com duas equipes que estarão em Split. Tunísia e Rússia. E vimos também amistoso da Eslovênia com a Croácia. Por isso, já temos todas as informações necessárias para os dois primeiros jogos. Falando sobre a Croácia, continua sendo uma incógnita. Se o Utah (Jazz) perder na NBA, Bogdanovic vai se apresentar à Croácia. Do contrário, não. Croácia está em casa. Vai ter 50% da torcida, que deve dar sete mil pessoas. Muitos jogadores que tiveram lesão – disse Petrovic.

Bojan Bogdanovic é a incógnita da Croácia para o pré-olímpico — Foto: Getty Images

Bojan Bogdanovic é a incógnita da Croácia para o pré-olímpico — Foto: Getty Images

Convocados do Brasil para o pré-olímpico

Armadores
Georginho – São Paulo
Marcelinho Huertas – Tenerife-ESP
Rafa Luz – BC Nevžis-Optibet-LIT
Yago – Flamengo

Alas/Armadores
Caio Pacheco – Bahía Basket-ARG
Vitor Benite – Burgos-ESP

Alas
Alex Garcia – Bauru
Léo Meindl – Fuenlabrada-ESP

Alas/pivôs
Bruno Caboclo – Limoges-FRA
Lucas Dias – SESI Franca
Léo Demétrio – Flamengo

Pivôs
Anderson Varejão – Cleveland Cavaliers-EUA
Cristiano Felício – Chicago Bulls-EUA
Lucas Mariano – São Paulo
Rafael Hettsheimeir – Flamengo

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias