Diário de São Paulo
Siga-nos

Pessoas com doenças mentais são acorrentadas na Nigéria, diz ONG

"A detenção, o encarceramento e o tratamento violento são comuns em muitos contextos, incluindo hospitais estaduais, centros de reabilitação, centros

Pessoas com doenças mentais são acorrentadas na Nigéria, diz ONG
Pessoas com doenças mentais são acorrentadas na Nigéria, diz ONG

Redação Publicado em 11/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 12h21


A organização não governamental Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje (11) que “milhares de pessoas com problemas de saúde mental em toda a Nigéria estão acorrentadas e enclausuradas em várias instalações onde sofrem abusos terríveis”.

“A detenção, o encarceramento e o tratamento violento são comuns em muitos contextos, incluindo hospitais estaduais, centros de reabilitação, centros tradicionais de cura e instalações religiosas cristãs e islâmicas”, afirmou a HRW em comunicado.

A especialista para a área de deficiência daquela organização não governamental (ONG) Emina Cerimovic defendeu que “as pessoas com problemas de saúde mental devem ser apoiadas e receber serviços efetivos nas suas comunidades, não acorrentadas e abusadas”.

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari disse, em outubro, a propósito dos centros de reabilitação islâmicos, que “não toleraria a existência de câmaras de tortura e abusos físicos de reclusos em nome da reabilitação”, lembrou a ONG.

Contudo, frisou a HRW, “o governo ainda não reconheceu que esse abuso é também comum nas instalações geridas pelo Estado”.

Entre agosto de 2018 e setembro de 2019, a Human Rights Watch visitou 28 instalações “que oferecem (…) serviços de saúde mental em oito estados e no Território da Capital Federal, incluindo hospitais psiquiátricos federais, hospitais gerais do Estado, centros de reabilitação estatais, centros de reabilitação estatais, centros de reabilitação islâmicos, centros tradicionais de cura, e igrejas cristãs”.

A HRW entrevistou 124 pessoas, 49 que foram acorrentadas e as suas famílias, funcionários em várias instalações, profissionais de saúde mental e funcionários do governo.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias