Diário de São Paulo
Siga-nos

PES 2022: game abandona nome clássico e será free-to-play

Esqueça os anos de pagar por Winning Eleven ou Pro Evolution Soccer (PES). Em anúncio oficial na manhã desta quarta-feira, a Konami revelou que a edição de

pes 2022
pes 2022

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h46


Esqueça os anos de pagar por Winning Eleven ou Pro Evolution Soccer (PES). Em anúncio oficial na manhã desta quarta-feira, a Konami revelou que a edição de 2022 de seu tradicional simulador de futebol será chamada apenas de eFootball e estará disponível gratuitamente para console, PC e celular, com uma série de novidades no gameplay e no visual.

– Independentemente dos dispositivos, os jogadores podem desfrutar do eFootball como free-to-play (F2P). Começamos a planejar essa mudança há cerca de dois anos para coincidir com a transição da geração do console e as mudanças no ambiente de mercado – revelou o desenvolvedor da Konami Seitaro Kimura, em entrevista ao ge.

– Também lançaremos um sistema “Match Pass”, semelhante a outros títulos F2P, mas planejamos compartilhar mais detalhes no próximo mês – completou.

Animações revisadas

Uma das novidades do eFootball é a revisão do sistema de animações. Uma nova tecnologia chamada “Motion Matching” permite otimizar a reprodução dos movimentos que os jogadores fazem em campo, oferecendo quatro vezes mais animações do que antes, propiciando o que a Konami chama de “movimentos altamente realistas”. O “Motion Matching” será utilizado em todas as plataformas eFootball, incluindo consoles de última geração, PCs e dispositivos móveis.

Com o Unreal Engine, a Konami criou um novo motor de jogo de futebol para reconstruir o eFootball, melhorando os visuais.

Além disso, o ambiente de desenvolvimento de todas as plataformas passou a ser unificado, o que permitirá o cross-play entre as plataformas no futuro, segundo o desenvolvedor da Konami.

Neymar em eFotball 22 — Foto: Konami

Neymar em eFotball 22 — Foto: Konami

Jogabilidade

O eFootball tem mudanças na jogabilidade de dribles e defesa no 1v1. No drible, há novidades quanto ao controle, o que também resultou em adaptações para o sistema de defesa.

O jogo passa a contar com o “Controle da Bola”, que aproveita a entrada analógica do R2 / RT para controlar a força do toque da bola, enquanto o “Knock-On” permite toques fortes instantâneos. Há novos elementos aos controles defensivos, como “Match-up” e “Defesa Física”, para que o zagueiro possa se defender do drible.

Pique no eFootball — Foto: Konami

Pique no eFootball — Foto: Konami

Além disso, a Konami mexeu nos fatores que afetam o 1v1 e classificou as condições para ganhar e perder com base na distância entre cada um e no vetor de movimento. Nesses processo, os jogadores espanhois Iniesta e Piqué atuaram como consultores.

– Foi uma grande decisão mudar os controles aos quais as pessoas estão acostumadas, mas tornou a batalha pela bola mais realista e mais responsiva às intenções do usuário – declarou Kimura, na entrevista ao ge.

– Construímos um sistema de animação completamente novo chamado “Motion Matching”. Acreditamos que o ataque e a defesa 1v1 realizados desta forma é a inovação mais importante do eFootball.

Outras informações sobre a jogabilidade e os modos online com foco no ataque e na defesa 1v1 serão reveladas no final de agosto, de acordo com o desenvolvedor.

– Tanto no celular quanto em consoles, os usuários podem desfrutar da mesma experiência. Além disso, os usuários podem desfrutar de matchmaking multiplataforma em todas as plataformas disponíveis (console, PC e celular), então jogue eFootball em todos os dispositivos que você tiver.

Iniesta no eFotball 22 — Foto: Konami

Iniesta no eFotball 22 — Foto: Konami

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias