Diário de São Paulo
Siga-nos

Peru: novo presidente anuncia reforma da polícia após morte de manifestantes

O novo presidente do Peru, Francisco Sagasti, determinou na noite segunda-feira (23) uma reforma da polícia, nomeou um novo comandante e enviou 15 generais

Peru: novo presidente anuncia reforma da polícia após morte de manifestantes
Peru: novo presidente anuncia reforma da polícia após morte de manifestantes

Redação Publicado em 24/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h58


Sagasti disse que objetivo da mudança é ‘conectar a polícia com os cidadãos’

O novo presidente do Peru, Francisco Sagasti, determinou na noite segunda-feira (23) uma reforma da polícia, nomeou um novo comandante e enviou 15 generais para a reserva, em resposta à violenta repressão aos  protestos durante o breve governo de Manuel Merino, que renunciou em 15 de novembro após cinco dias no cargo, pressionado após a morte de dois jovens manifestantes . Segundo Sagasti, o objetivo da reforma é “conectar a polícia com os cidadãos”.

“Tomei a decisão de designar como novo comandante de polícia o general César Augusto Cervantes”, anunciou Sagasti em uma mensagem ao país exibida na televisão, quase uma semana depois de assumir o poder. “Estas medidas têm por finalidade fortalecer a polícia”.

Cervantes substituiu o general Orlando Velasco, que estava no comando da força de segurança desde 7 de agosto. Duas pessoas morreram e mais de 100 foram feridas na repressão às manifestações em Lima contra Merino, o ex-chefe do Congresso que assumiu o poder depois do impeachment-relâmpago do presidente Martín Vizcarra, em 9 de novembro. Velasco não foi responsabilizado formalmente porque estava de licença médica.

Durante uma semana de manifestações , as forças de segurança, comandadas por Merino, reprimiram brutalmente os protestos, fazendo uso indevido de gás lacrimogêneo, apesar de os manifestantes desarmados não representarem um risco à segurança. O uso de espingardas com munição de chumbo e pequenas peças de vidro contra a população também deixou mais de 100 feridos no centro de Lima. Ainda foram apresentadas denúncias de abusos sexuais de mulheres detidas em delegacias.

Com a designação de Cervantes, 15 generais da polícia passaram à reserva, informou o ministro do Interior, Rubén Vargas. O presidente também criou uma comissão, liderada por Vargas, que deve apresentar recomendações em 60 dias para modernizar e fortalecer a polícia.

“Queremos uma polícia que continue defendendo a democracia, os direitos fundamentais, que nos devolva a segurança e as garantias”, disse Vargas .

No domingo, o ministro do Interior ja havia anunciado uma investigação administrativa, que pode atingir generais e outros oficiais: “as investigações estão acontecendo com absoluta prioridade e respeitando o devido processo”.

O Ministério Público abriu, na semana passada, uma investigação penal preliminar contra Merino e dois de seus ministros pela repressão —  o ex-ministro do Interior, Gastón Rodríguez, e seu ex-chefe de Gabinete, Ántero Flores Aráoz. O MP tenta determinar a “linha de comando” no governo e na polícia durante a repressão para definir quem levar à Justiça.

O jornalista Gustavo Gorriti, diretor do portal IDL-Reporteros, revelou que Merino tentou “levar as Forças Armadas à rua e propor toque de recolher” por vários dias para reprimir os protestos contra ele. Em suas últimas horas no poder, ainda tentou “realizar prisões nas casas das pessoas que, em sua opinião, eram as responsáveis” pelas manifestações, disse Gorriti ao canal RPP na noite de quinta-feira.

O centrista Sagasti deve governar até 28 de julho de 2021, completando o mandato presidencial. Ele havia votado contra a destituição de Vizcarra e assumiu o cargo há uma semana, devolvendo a calma ao país e aos mercados. Em 11 de abril de 2021, seu sucessor será escolhido em eleições presidenciais e legislativas que já estavam previstas.

.

.

.

Agência O Globo

Compartilhe  

últimas notícias