Diário de São Paulo
Siga-nos

Pérez conta que ter Verstappen como colega na RBR o ajudou a evoluir

Apesar de ter feito uma estreia irregular pela RBR em 2021, Sergio Pérez terminou o campeonato em quarto lugar e foi um importante instrumento do time na

Pérez conta que ter Verstappen como colega na RBR o ajudou a evoluir
Pérez conta que ter Verstappen como colega na RBR o ajudou a evoluir

Redação Publicado em 27/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h08


Apesar de mais experiente, mexicano revelou suporte do companheiro mais jovem e apoio do novo time para terminar o campeonato em quarto lugar

Apesar de ter feito uma estreia irregular pela RBR em 2021, Sergio Pérez terminou o campeonato em quarto lugar e foi um importante instrumento do time na briga contra a Mercedes e Lewis Hamilton. E mesmo sendo mais experiente que seu novo colega, Max Verstappen, o mexicano revelou como pôde aprender com o mais novo campeão do mundo em sua primeira temporada pela equipe.

– Minha temporada foi muito intensa, muito trabalho foi feito nos bastidores. Na RBR, a pressão é grande e todo mundo está te observando, a imprensa é mais dura, o que é compreensível. Não tem sido fácil. Mas isso me trouxe a outro patamar. Ter Max como companheiro de equipe realmente te leva a outros níveis. Estou gostando muito deste momento da minha carreira – comentou Pérez.

Sergio Pérez e Max Verstappen no GP de ABu Dhabi da F1 em 2021 — Foto:  Bryn Lennon/Getty Images

Sergio Pérez e Max Verstappen no GP de ABu Dhabi da F1 em 2021 — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Campeão mundial neste ano com a equipe austríaca, Verstappen a representa desde 2016, quando foi promovido no começo da temporada vindo da STR (hoje AlphaTauri). Naquela época, Pérez corria pela antiga Force India, atual Aston Martin.

Em sua décima temporada na F1, o mexicano de 31 anos foi contratado no fim de 2020 para substituir Alexander Albon após a campanha discreta feita pelo tailandês, que terminou o campeonato apenas no sétimo lugar.

Levou algum tempo para se adaptar ao time, mas apesar da irregularidade, ele conquistou uma vitória no GP do Azerbaijão e pontos importantes que chegaram a colocar a RBR na liderança do Mundial de Equipes pela primeira vez desde 2013.

Após o caótico GP do Azerbaijão, Sergio Pérez comemora sua segunda vitória na Fórmula 1 — Foto: Dan Istitene/F1 via Getty Images

Após o caótico GP do Azerbaijão, Sergio Pérez comemora sua segunda vitória na Fórmula 1 — Foto: Dan Istitene/F1 via Getty Images

Outro papel fundamental assumido pelo segundo piloto na RBR foi o de apoiar Verstappen ao enfrentar Lewis Hamilton, grande rival do holandês neste ano. Pérez protagonizou pelo menos quatro embates com o heptacampeão em pista na temporada: no GP do Azerbaijão, Turquia e no Brasil; o último e mais marcante foi no decisivo GP de Abu Dhabi.

Na prova em Yas Marina, o mexicano jogou duro com o piloto da Mercedes ao defender sua liderança provisória da corrida e o fez perder quase 7s que possibilitaram a Verstappen aproximar-se, na pista, para tentar o bote contra o rival depois de perder a primeira colocação na largada.

– Max tem sido um grande companheiro de equipe desde o primeiro dia para mim, e a equipe tem sido fantástica para mim também. Ele é muito completo e experiente. A temporada que ele fez, acho que foi lendária. É realmente impressionante. Eu também estive em posição de dar suporte ao meu companheiro, e estou extremamente feliz por todos nós – continuou o mexicano.

Sergio Perez defende posição de Hamilton e ajuda Verstappen a se aproximar — Foto: Getty Images

Sergio Perez defende posição de Hamilton e ajuda Verstappen a se aproximar — Foto: Getty Images

Em sua disputa individual, Pérez ainda tinha Valtteri Bottas, segundo piloto da Mercedes, como oponente direto na luta pela melhor posição na tabela fora da briga pelo título.

O mexicano chegou a figurar na terceira colocação na primeira metade da temporada enquanto o rival da equipe alemã sofria com a inconsistência, problemas mecânicos e um jejum de vitórias que chegou a durar pouco mais de um ano.

No entanto, Bottas se reencontrou e garantiu o terceiro lugar no Mundial de Pilotos. Pérez ficou com a quarta colocação, repetindo o desempenho de 2020 pela Racing Point (atual Aston Martin) e que foi o melhor de sua carreira.

Sergio Pérez comemora resultado do GP de Abu Dhabi com Christian Horner, chefe da RBR — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Sergio Pérez comemora resultado do GP de Abu Dhabi com Christian Horner, chefe da RBR — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Bottas foi decisivo também para o oitavo campeonato de construtores da Mercedes, apesar do time ter perdido a chance de faturar o título de pilotos com Hamilton. Pérez lamentou a oportunidade desperdiçada e reconheceu que precisa melhorar no próximo ano, quando continuará com a RBR

– O que mais me faltou foi consistência, para estar 100% com o carro. Tenho que melhorar para o próximo ano. É uma pena que não conseguimos o título de construtores, mas só faltaram alguns pontos no fim, com mais um pouco de azar aqui e ali. Mesmo assim, estou ansioso para o próximo ano – concluiu.

Após as férias, a F1 retornará no próximo ano com o GP do Bahrein, abertura do campeonato, em 20 de março de 2022.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias