Diário de São Paulo
Siga-nos

Patrick de Paula retorna para recuperar embalo e enfrentar concorrência no Palmeiras

Praticamente um mês após sofrer uma lesão muscular, Patrick de Paula deve retornar ao Palmeiras no momento mais decisivo na temporada. Após treinar com bola

Patrick de Paula
Patrick de Paula

Redação Publicado em 27/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h21


Meio-campista viu o crescimento de Danilo e a volta de Menino para o setor durante a ausência

Praticamente um mês após sofrer uma lesão muscular, Patrick de Paula deve retornar ao Palmeiras no momento mais decisivo na temporada. Após treinar com bola nos últimos dois dias e ao lado dos companheiros, o volante a princípio vai estar entre os relacionados para o jogo deste domingo, às 18h15 (de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Brasileirão.

O herói do título paulista volta para confirmar a recuperação ensaiada no início da era Abel Ferreira. Contudo, em um cenário decisivo da temporada, com semifinais na Copa do Brasil e Libertadores, Patrick de Paula retorna diante da consolidação de dois colegas da base, concorrentes no setor de meio-campo desfalcado do titular Felipe Melo.

Nas semanas de ausência de Patrick de Paula, Abel Ferreira deu espaço para Danilo e Gabriel Menino atuarem no setor; no caso, até juntos, como no duelo do último fim de semana contra o Internacional. Os dois foram os atletas mais utilizados no setor defensivo de meio-campo na ausência do camisa 5.

Patrick de Paula voltou a trabalhar normalmente na Academia de Futebol do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Patrick de Paula voltou a trabalhar normalmente na Academia de Futebol do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Nesse período de seis jogos, Danilo atuou quatro vezes, sendo titular em três, e virou o substituto imediato de Felipe Melo, que, em recuperação de uma cirurgia no tornozelo, deve retornar em meados de janeiro ou fevereiro. O meio-campista de 19 anos começou os jogos contra o Libertad, pela Libertadores.

Patrick de Paula também viu Gabriel Menino reocupar uma vaga no setor de meio-campo. O camisa 25 atuou 90 minutos nas cinco vezes em que esteve à disposição. Atualmente, com a sequência dada a Marcos Rocha, a tendência é a permanência de Menino no setor, dada a confiança de Abel Ferreira.

— O Menino foi para o meio pela lesão do Patrick; o Zé Rafael teve a entorse grave no tornozelo, então colocamos o Menino no meio, pois ele conhece. Tem tido bom desempenho na lateral ou no meio, hoje prendeu um pouco mais a bola, mas é um guerreiro, um campeão, quer servir a equipe em qualquer posição — declarou o treinador português na quarta-feira.

Patrick de Paula retorna para retomar o embalo com Abel Ferreira — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Patrick de Paula retorna para retomar o embalo com Abel Ferreira — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Ainda no setor, Zé Rafael também se encontra como alternativa. Os problemas no tornozelo limitaram os minutos do camisa 8, que soma os cinco mesmos jogos de Gabriel Menino, com três iniciando entre os 11 titulares.

Ao mesmo tempo em que a concorrência parece consolidada no setor, Patrick de Paula retorna justamente com uma última boa impressão. O camisa 5 havia engatado uma sequência de seis jogos como titular com Abel Ferreira, que deu atenção especial ao jogador desde a chegada ao Palmeiras.

— Trato os jogadores quase como meus filhos. Às vezes tem de castigar, elogiar, acarinhar… Patrick já deu muito, foi revelação. Acredito que quando foi revelação teve este relaxo, que é normal ainda mais para um menino de 20 anos. É estrela, vai esperando ser o melhor do mundo. É nesse momento que nós, clube e treinador, que temos de colocá-lo na terra, lembrar o que fez até chegar aqui, que tem de ser consistente no trabalho — disse Abel Ferreira, depois da vitória sobre o Fluminense.

— Espero muito mais dele. Vamos fazer o possível para o ajudar. Ele tem todas condições para nos ajudar — encerrou Abel Ferreira, agora com Patrick de Paula novamente à disposição.

.

.

.

GE – Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias