Diário de São Paulo
Siga-nos

Partidos novatos tiveram 37 candidatos eleitos no 1º turno das eleições de 2018

Três partidos estrearam nas eleições 2018 na disputa pelas vagas de presidente, senador, governador, deputado estadual e federal. O saldo foi de 37 candidatos

Partidos novatos tiveram 37 candidatos eleitos no 1º turno das eleições de 2018
Partidos novatos tiveram 37 candidatos eleitos no 1º turno das eleições de 2018

Redação Publicado em 09/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h06


Novo teve 20 eleitos, Rede chegou a 14 cargos e PMB a 3; foi a primeira vez que as legendas concorreram às vagas de presidente, senador, governador, deputado estadual e federal.

Três partidos estrearam nas eleições 2018 na disputa pelas vagas de presidente, senador, governador, deputado estadual e federal. O saldo foi de 37 candidatos eleitos por Novo, Rede e PMB (Partido da Mulher Brasileira).

Em 2016, esses partidos já participaram das eleições, mas os cargos em disputa eram de prefeito e vereador.

Em número total de vagas, o Novo foi o que teve o melhor desempenho, com 20 eleitos, seguido pela Rede, que teve 14 eleitos, e o PMB, com 3 vagas.

Candidatos eleitos por partidos novatos
Novo, Rede e PMB fizeram estreia nas eleições de 2018
Novo: 20  Rede: 14  PMB: 3
Fonte: TSE

Novo elege mais deputados nas Assembleias

Para as vagas de deputados nas Assembleias Legislativas dos estados, o Novo elegeu 12 representantes nos estados de Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (4) e 1 no Distrito Federal.

A Rede conseguiu oito cadeiras: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe (2) e São Paulo, enquanto o PMB conseguiu três vagas: Amapá, Rio de Janeiro e Roraima.

Partidos novados nas Assembleias estaduais
Veja o número de candidatos eleitos por Novo, Rede e PMB
Novo: 12. Rede: 8. PMB: 3
Fonte: TSE

Para a Câmara dos Deputados, oito candidatos do Novo e um candidato da Rede se elegeram. O PMB não conseguiu vaga de deputado federal.

Partidos novatos na Câmara dos Deputados
Veja o número de eleitos por Novo, Rede e PMB
Novo: 8  Rede: 1  PMB: 0
Fonte: TSE

Rede foi o único dos novatos com senadores

Entre os partidos que surgiram depois de 2014, a Rede foi o único a eleger senadores, com o total de cinco mandatos. Novo e PMB não tiveram eleitos para o Senado.

Somente o PMB não teve concorrente próprio à Presidência da República. Candidatos pelas legendas novatas, João Amoedo (Novo) ficou com 2,5% dos votos válidos e Marina Silva (Rede) chegou a 1%.

Para governador dos estados, Rede e PMB não conseguiram eleger candidatos. O Novo ainda disputará o 2º turno para o governo de Minas Gerais, com Romeu Zema.

Partidos novatos no Senado
Veja o número de eleitos por Rede, Novo e PMB
Rede: 5   Novo: 0  PMB: 0
Fonte: TSE
Compartilhe  

últimas notícias