Diário de São Paulo
Siga-nos

Parlamentares LGBTQIA+ vão ao MP de Minas contra Maurício Souza

Um grupo de 20 parlamentares, representantes das causas LGBTQIA+, protocolou uma representação no Ministério Público de Minas Gerais contra Maurício Souza. O

Parlamentares LGBTQIA+ vão ao MP de Minas contra Maurício Souza
Parlamentares LGBTQIA+ vão ao MP de Minas contra Maurício Souza

Redação Publicado em 29/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h17


Grupo de 20 parlamentares, entre senador, deputados e vereadores, protocola representação após posts homofóbicos de central e pede reunião com redes sociais

Um grupo de 20 parlamentares, representantes das causas LGBTQIA+, protocolou uma representação no Ministério Público de Minas Gerais contra Maurício Souza. O ato ocorre após posts homofóbicos nas redes sociais do central, que resultaram na demissão do central no Minas Tênis Clube. Entre os parlamentares, deputados, vereadores e um representante do senado. As informações são da colunista Mônica Bergamo.

– A discriminação é nítida e direta, porque decorrente da intenção explícita de humilhar e constranger toda a população LGBTQIA+, causando prejuízo no exercício adequado do direito fundamental à cidadania e risco aumentado de violência por discursos como este. O senhor Maurício Souza tem usado suas redes sociais há muito tempo para disseminar comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+, direta ou indiretamente – afirmam os parlamentares.

Maurício SOuza/Minas — Foto: Orlando Bento

Maurício SOuza/Minas — Foto: Orlando Bento

Além da representação no Ministério Público, os parlamentares notificaram o Facebook, solicitando uma reunião para tratar dos posts homofóbicos de Maurício Souza no Instagram.

As representações foram feitas pelos seguintes parlamentares: o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), os deputados Leci Brandão (PC do B-SP), David Miranda (PSOL-RJ), Vivi Reis (PSOL-PA), Fábio Félix (PSOL-DF), Robeyonce Lima (PSOL-PE), e as vereadoras Erika Hilton (PSOL-SP), Monica Benício (PSOL-RJ), Linda Brasil (PSOL-SE), Duda Salabert (PDT-MG), Bella Gonçalves (PSOL-MG), Thabatta Pimenta (Pros-RN) e Benny Briolly (PSOL-RJ).

Entre os pedidos no MP, os parlamentares querem que seja aberta uma ação penal pública contra o jogador por incitação do preconceito e discriminação homotransfóbica. Além disso, pedem uma indenização por dano moral coletivo a partir de R$ 50 mil e a exclusão das postagens homofóbicas das redes de Maurício Souza.

Entenda o caso

Há cerca de duas semanas, a DC Comics anunciou que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, se descobrirá bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos. O assunto, que foi um dos mais comentados do Twitter no dia da divulgação, também movimentou a comunidade do voleibol brasileiro.

Após a publicação da editora, Maurício Souza, postou a foto do Super-Homem e fez críticas à decisão da DC. O Minas se manifestou ainda nessa segunda-feira sobre a publicação do jogador. O clube disse que respeitava a liberdade de opinião de cada atleta, mas que não aceitava declarações homofóbicas.

O post recebeu comentários de apoio de outros atletas do vôlei, como Wallace e Sidão. O assunto gerou uma grande repercussão nas redes sociais após os internautas considerarem as postagens como indiretas entre os companheiros de seleção. Maurício, apesar das críticas que levou com seu protesto, continuou endossando sua opinião nas redes sociais.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias