Diário de São Paulo
Siga-nos

Parceria com aplicativo levará de graça doadores de plasma ao Hemorio

Para contribuir na pesquisa que o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) está fazendo com plasma de pessoas curadas da infecção casada

Parceria com aplicativo levará de graça doadores de plasma ao Hemorio
Parceria com aplicativo levará de graça doadores de plasma ao Hemorio

Redação Publicado em 25/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h46


Para contribuir na pesquisa que o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) está fazendo com plasma de pessoas curadas da infecção casada pelo novo coronavírus (covid-19), o instituto firmou parceria com um aplicativo de transporte individual de passageiros, para que os voluntários possam ir de graça até o local de coleta do material, na região central da cidade.

O teste em pacientes em estado grave começou essa semana e consiste em aplicar o plasma sanguíneo de pacientes curados, pois o plasma contém os anticorpos para a doença. Esse terapia é a mesma utilizada em epidemias como a de ebola, H1N1 e a da gripe espanhola, pandemia ocorrida um século atrás.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a parceria com a Uber vai disponibilizar dois vouchers de até R$ 20 para os voluntários selecionados para pesquisa possam ir até o Hemorio e retornarem para suas casas. No caso de quem mora mais longe, o Homorio estuda a possibilidade de disponibilizar um carro próprio para o transporte do doador.

De acordo com a Uber, a ação vai até o dia 22 de maio, como parte do compromisso da empresa de fornecer, em todo o mundo, 10 milhões de viagens e entregas de alimentos gratuitas para profissionais de saúde, idosos e pessoas em necessidade durante a pandemia.

O doador de plasma precisa ter entre 18 e 60 anos, comprovar estar curado da covid-19 há pelo menos 14 dias. Segundo a secretaria, mais de 600 pessoas já se apresentaram como voluntárias e estão passando por uma triagem para o Hemorio escolher os perfis mais adequados para a pesquisa.

Serão selecionados 100 participantes, que receberão os códigos para as viagens pela Uber. O Hemorio também fez uma parceria com o aplicativo 99, para oferecer voucher de até R$ 30 para doadores de sangue.

AGENCIA BRASIL 

Compartilhe  

últimas notícias