Diário de São Paulo
Siga-nos

Paraguai inicia caminhada na Copa América com críticas e pressão sobre Eduardo Berizzo

O pontapé inicial da Copa América para o Paraguai vai acontecer na noite desta segunda-feira. O adversário é a Bolívia, às 21h (de Brasília), no estádio

COPA AMERICA
COPA AMERICA

Redação Publicado em 14/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h46


Técnico argentino tem apenas quatro vitórias em 20 jogos e sofre com críticas por improvisações no time e “insistência” com volante: “A Copa América pode ser decisiva”, diz jornalista paraguaio

O pontapé inicial da Copa América para o Paraguai vai acontecer na noite desta segunda-feira. O adversário é a Bolívia, às 21h (de Brasília), no estádio Olímpico, em Goiânia. O primeiro dos quatro passos que a Albirroja dará no grupo A da competição, que inicia com muitas críticas e pressão sobre o técnico Eduardo Berizzo.

O argentino está no cargo há pouco mais de dois anos. Foi contratado em fevereiro de 2019, para o lugar de Juan Carlos Osório, mas ainda não convenceu. No primeiro ano no cargo, teve pela frente a Copa América, também no Brasil, e só se classificou às quartas de final graças ao regulamento. Fez dois pontos em três jogos na fase de grupos e avançou como terceiro da chave. Nas quartas de final, endureceu o jogo contra o Brasil – com uma postura completamente defensiva – e foi eliminado nas penalidades.

E foi justamente o jogo contra o Brasil, na última terça-feira, que gerou muitas cobranças ao treinador, por parte da torcida e também da imprensa. As improvisações na equipe e a “insistência” em utilizar Gastón Giménez foram os maiores motivos de críticas na derrota por 2 a 0, em casa. Ao ge, Alvaro Aponte, jornalista paraguaio, lembra que Junior Alonso, zagueiro do Atlético-MG (que também pode atuar como lateral-esquerdo), terminou o duelo com o Brasil como volante.

– Em nível gerencial (do elenco) não se diz nada (sobre críticas), mas em relação ao futebol, o time não mostra nada. O técnico coloca jogadores em outras posições. Vocês conhecem o Junior Alonso. Ele acabou o jogo como meio-campista, marcando o Neymar, sendo zagueiro central.

Em pouco mais de dois anos, Berizzo comandou a seleção paraguaia em 20 partidas e venceu apenas quatro: Venezuela (nas Eliminatórias), Bulgária, Guatemala, Jordânia e Bulgária (amistosos). Questionado sobre a possibilidade de demissão do treinador, Alvaro Aponte diz que o assunto não é tratado, mas admite que a Copa América pode decidir o futuro do comandante.

“Por enquanto não há nada sobre o assunto, mas está ficando cada vez mais complicado. A Copa América pode ser decisiva”

Atuação contra o Brasil foi muito criticada pela imprensa e torcedores do Paraguai — Foto: EFE/Nathalia Aguilar

Atuação contra o Brasil foi muito criticada pela imprensa e torcedores do Paraguai — Foto: EFE/Nathalia Aguilar

Kevin Daniel, jornalista paraguaio que acompanha de perto a caminhada da Albirroja, diz que Eduardo Berizzo tem respaldo de Robert Harrison, presidente da Associação Paraguaia de Futebol, mas admite que o desempenho da equipe na Copa América passa a ser uma prova de fogo para o treinador.

– Ele sempre tem o respaldo do presidente da Liga, mas há muitas críticas por seu quase nulo comando.

“Não sei se é tão decisiva (a Copa América), mas sei que será uma prova de fogo para ele, para ver como ele vai fazer a equipe jogar”

Insistência com Giménez

Qualquer pesquisa rápida nas redes sociais sobre Paraguai ou Eduardo Berizzo após o jogo contra o Brasil também direciona a Gastón Giménez. Isso porque o volante, que atua no Chicago Fire, tem as atuações muito criticadas por torcedores e jornalistas.

Gaston Giménez, do Paraguai — Foto: Divulgação/APF

Gaston Giménez, do Paraguai — Foto: Divulgação/APF

A reclamação é de que ele tem “lugar cativo” na equipe do treinador argentino. Alvaro Aponte lembra que somente Giménez e Gustavo Gómez atuaram nos seis jogos das Eliminatórias e critica o aspecto físico do jogador.

– Gastón (Giménez) e Gustavo Gómez são os únicos dois jogadores que iniciaram os seis jogos. Gustavo é mais do que merecido. É um dos melhores zagueiros, o capitão. Mas Gaston Giménez… supostamente ele é um jogador com técnica e bons passes, Berizzo o faz jogar como meio-campista defensivo, mas ele não marca, não corre.

“Aos 60 minutos já está cansado e não aguenta mais, não tem precisão em seus passes. Ele não mostra nada”

Kevin Daniel também coloca a situação de Giménez como um dos problemas enfrentados por Berizzo no comando da Albirroja.

– Sim (as maiores críticas são sobre improvisações no time), além de não querer explicar porque jogam certos jogadores como Gastón Giménez.

Depois do duelo com a Bolívia, nesta segunda, o time do Paraguai folgará na segunda rodada do grupo A, voltando a campo somente no dia 21, diante da Argentina, no Mané Garrincha. A Albirroja ainda não informou qual será a programação na semana sem jogos.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias