Diário de São Paulo
Siga-nos

Para Bolsonaro, reservas indígenas de antecessores são “indústria de demarcação”

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (14), em cerimônia no Pará, que seus antecessores "criaram uma verdadeira indústria de demarcações" de

Para Bolsonaro, reservas indígenas de antecessores são “indústria de demarcação”
Para Bolsonaro, reservas indígenas de antecessores são “indústria de demarcação”

Redação Publicado em 15/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h12


Em cerimônia no Pará, presidente defendeu projeto que permite exploração de terras indígenas e reclamou de políticas indigenistas de seus antecessores

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (14), em cerimônia no Pará, que seus antecessores “criaram uma verdadeira indústria de demarcações” de terras indígenas. Ao participar da inauguração da obra de pavimentação de um trecho de 51 km da BR-163 que liga Mato Grosso aos portos de Mirituba (PA), Bolsonaro criticou e chamou de “equivocadas” as políticas dos antecessores para as reservas e defendeu o projeto de exploração desses locais, elaborado pelo governo e apresentado recentemente ao Congresso. As informações são do portal G1.

“Não demarcamos nos últimos 13 meses uma só terra indígena. Já temos 14% do território nacional demarcado como terra indígena . Criaram uma verdadeira indústria de demarcações”, disse Bolsonaro, acrescentando posteriormente: “Gostamos, queremos o bem, amamos nossos irmãos índios, a política implementada é totalmente equivocada e atendia aos interesses de outros países”.

Ao defender o projeto enviado ao Congresso, Bolsonaro mencionou a possibilidade de utilização das terras indígenas para a agricultura, mineração, construção de hidrelétricas e arrendamento. A proposta, conforme adiantado pelo GLOBO, somente prevê direito de veto aos índios nos empreendimentos de garimpo. No restante, o governo pretende consutá-los e buscar um consenso.

“Queremos que nesse projeto, índio tenha o mesmo direito que seu irmão fazendeiro do lado tem. Garimpar, cultivar, arrendar sua terra, se for o caso construir PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), construir hidrelétricas. O índio é nosso irmão, estamos buscando integrá-lo a sociedade”, declarou Bolsonaro.

Ao comentar sobre a obra de pavimentação do trecho, Bolsonaro afirmou que o projeto começou a ser discutido ainda durante a transição de governo — a conclusão dele está entre as prioridades do governo. Ele também fez referência à eleição de 2022, afirmando que não está preocupado com uma possível reeleição.

“Governar é eleger prioridades. É também não buscar deixar obras paradas. Não é inventar obra para aparecer para ser reeleito lá na frente. Não estou preocupado com reeleição. A reeleição é algo natural. Se você trabalhar, ela vem”, disse o presidente.

IG

Compartilhe  

últimas notícias