Diário de São Paulo
Siga-nos

Papa Francisco se diz ‘estupefato’ pela violência durante a invasão do Capitólio, o Congresso dos EUA

"Fiquei estupefato porque se trata de um povo tão disciplinado na democracia", afirmou na entrevista, que deve ser transmitida na noite deste domingo (10) mas

Papa Francisco
Papa Francisco

Redação Publicado em 09/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h14


‘Fiquei estupefato porque se trata de um povo tão disciplinado na democracia’, afirmou ele a um canal de TV italiano; entrevista, que deve ser exibida neste domingo (10), teve trechos antecipados. Grupo incitado por Trump entrou no Capitólio na quarta-feira (6) durante recontagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral que confirmaria a vitória de Joe Biden.

Três dias depois da invasão do Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, o papa Francisco se declarou “estupefato” por causa violência ocorrida durante a Capitólio de Washington, em uma entrevista neste sábado (9) à rede de TV italiana Canale 5.

“Fiquei estupefato porque se trata de um povo tão disciplinado na democracia”, afirmou na entrevista, que deve ser transmitida na noite deste domingo (10) mas que teve trechos antecipados.

Ele disse também que “nos ambientes mais evoluídos sempre há algo que não funciona” e que há pessoas “que tomam um caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum”.

“Este movimento deve ser condenado”, declarou o pontífice. Ele e garantiu que é preciso “compreender bem para que não se repita, e aprender com a história”.

O grupo que invadiu o Capitólio na quarta-feira (6) era formado por apoiadores do presidente Donald Trump. Os extremistas entraram no local durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral definidos nas eleições presidenciais de novembro. Queriam impedir a confirmação da vitória de Joe Biden.

Momentos antes da sessão no Congresso, Trump disse a uma multidão de apoiadores em Washington que não aceitaria a derrota para Biden. Ele incitou as pessoas a caminharem em direção ao Capitólio, dizendo que iria acompanhá-las – no entanto, não foi visto na marcha.

Cinco pessoas morreram durante os episódios de violência na quarta. A última vítima confirmada foi de um policial ferido nos confrontos contra aliados de Trump.

Os momentos que antecederam a invasão do Capitólio

Os momentos que antecederam a invasão do Capitólio

Manifestantes pró-Trump adentram o Capitólio em protesto — Foto: Saul Loeb/AFP

Manifestantes pró-Trump adentram o Capitólio em protesto — Foto: Saul Loeb/AFP

.

.

.

G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias