Diário de São Paulo
Siga-nos

Papa Francisco nomeia Dom Orlando Brandes novo arcebispo de Aparecida

O Papa Francisco nomeou Dom Orlando Brandes como novo arcebispo de Aparecida (SP). O pontífice aceitou nesta quarta-feira (16) o pedido de renúncia por idade

Papa Francisco nomeia Dom Orlando Brandes novo arcebispo de Aparecida
Papa Francisco nomeia Dom Orlando Brandes novo arcebispo de Aparecida

Redação Publicado em 16/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h40


Papa aceita renúncia de Dom Raymundo, que ocupa cargo há 12 anos.
Dom Orlando Brandes será transferido da arquidiocese de Londrina.

Dom Orlando Brandes é nomeado novo Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida (Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida)

Dom Orlando Brandes irá substituir Dom Raymundo Damasceno (ao fundo) como arcebispo de Aparecida (Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida)

O Papa Francisco nomeou Dom Orlando Brandes como novo arcebispo de Aparecida (SP). O pontífice aceitou nesta quarta-feira (16) o pedido de renúncia por idade de Dom Raymundo Damasceno, que ocupa o cargo há 12 anos, e também anunciou Brandes como substituto.

Dom Orlando Brandes tem 70 anos e será transferido da arquidiocese de Londrina (PR), onde ocupa o cargo desde 2006. Ele deve tomar posse como arcebispo de Aparecida em janeiro de 2017.

O religioso foi nomeado bispo de Joinville (SC) em 1994 e foi transferido em 2006 para a Arquidiocese de Londrina. Ele também foi presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2007 e 2011 e delegado para a 5ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano em Aparecida.

A substituição acontece após o Papa aceitar o pedido de renúncia por idade de Dom Raymundo feito em 2012. Pelo direito canônico, o arcebispo deve renunciar ao cargo quando completar 75 anos.

Dom Raymundo Damasceno deixa o posto de arcebisto de Aparecida depois de 12 anos. Nesse período, ele também exerceu a presidência da CNBB, participou do conclave que elegeu o Papa Francisco, participou de quatro Sínodos no Vaticano e foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI

Compartilhe  

últimas notícias