Diário de São Paulo
Siga-nos

Papa afasta da Igreja outros dois bispos chilenos por abusos sexuais

O Papa Francisco afastou da Igreja outros dois bispos chilenos por ligação com "abusos de menores", anunciou o Vaticano nesto sábado (13) depois de Francisco

Papa afasta da Igreja outros dois bispos chilenos por abusos sexuais
Papa afasta da Igreja outros dois bispos chilenos por abusos sexuais

Redação Publicado em 13/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h42


Bispos punidos são o arcebispo emérito de La Serena e o arcebispo emérito de Iquique. Decisão foi anunciada após visita do presidente Sebastián Piñera ao Vaticano.

O Papa Francisco afastou da Igreja outros dois bispos chilenos por ligação com “abusos de menores”, anunciou o Vaticano nesto sábado (13) depois de Francisco ter recebido o presidente chileno, Sebastián Piñera, em audiência privada.

Os bispos Francisco José Cox Huneeis, arcebispo emérito de La Serena, e Marco Antonio Ordenes Fernández, arcebispo emérito de Iquique, receberam a maior punição da Igreja Católica “como resultado de atos manifestos de abuso de menores”, afirmou a Santa Sé em um comunicado.

A nota afirma que a decisão do Papa foi definitiva e não está aberta a apelação.

Em maio, em uma iniciativa sem precedentes, 34 bispos do Chile colocaram seus cargos à disposição do Papa, depois de participar de uma reunião de crise com o pontífice convocada após suspeita de terem encoberto casos de pedofilia cometidos por religiosos em suas dioceses.

Em junho, o Papa Francisco aceitou as renúncias de D. Juan Barros, bispo de Osorno (sul do Chile), Cristian Caro Cordero (Puerto Montt), de Gonzalo Duarte García de Cortazar (Valparaiso) e dos responsáveis pelas dioceses de Rancagua e Talca.

Em setembro, foram aceitas as renúncias dos bispos Carlos Eduardo Pellegrín Barrera (da diocese de San Bartolomé de Chillán) e do bispo Cristián Enrique Contreras Molina (da diocese de San Felipe).

Compartilhe  

últimas notícias