Diário de São Paulo
Siga-nos

Palmeiras se preocupa com cansaço, e Abel pode mudar a escalação por desgaste

A comissão técnica do Palmeiras e o Núcleo de Saúde e Performance estão monitorando o desgaste dos jogadores em meio à sequência de jogos que Abel Ferreira já

Palmeiras se preocupa com cansaço, e Abel pode mudar a escalação por desgaste
Palmeiras se preocupa com cansaço, e Abel pode mudar a escalação por desgaste

Redação Publicado em 19/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h42


Técnico já disse a quantidade de jogos no Brasil é “insana” e pensa na final da Libertadores

A comissão técnica do Palmeiras e o Núcleo de Saúde e Performance estão monitorando o desgaste dos jogadores em meio à sequência de jogos que Abel Ferreira já classificou como “insana”.

Depois de vencer o Internacional no último domingo, no Allianz Parque, o Verdão já volta a campo na quarta, para visitar o Ceará, em duelo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão.

O técnico português ainda não definiu a escalação e, mesmo que relacione os principais atletas à disposição, não está descartado que ele tire jogadores que estão atuando com mais frequência, para evitar que o desgaste se transforme em lesões.

Abel Ferreira conversa com Dudu ao fundo durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

Abel Ferreira conversa com Dudu ao fundo durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

Na semifinal da Libertadores, contra o Atlético-MG, o Verdão chegou a ter praticamente o elenco inteiro à disposição – apenas Mayke e Victor Luis estavam no departamento médico.

Desde então, o time não teve semanas cheias e acumulou problemas físicos. Além dos convocados Weverton, Gustavo Gómez e Piquerez, o Palmeiras perdeu jogadores importantes por lesões, como Marcos Rocha, Zé Rafael e Danilo, este ainda em transição.

Jorge, depois de se recuperar de uma cirurgia no joelho esquerdo, agora está tratando uma lesão na coxa, enquanto Gabriel Menino sofreu um entorse no tornozelo esquerdo e também está fora.

– Com a insanidade de jogos que temos é impossível que não haja lesões e nem é possível que as equipes mantenham a intensidade o jogo todo – afirmou Abel, na semana passada.

Dos titulares, Rony é um jogador que recentemente passou por cuidados por conta de uma lesão séria na coxa e tem sido importante também defensivamente, enquanto Gustavo Gómez jogou depois de passar por uma viagem com logística complicada ao voltar da disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Abel Ferreira pode fazer mudanças no Palmeiras — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Abel Ferreira pode fazer mudanças no Palmeiras — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Luan, Raphael Veiga e Dudu, titulares frequentes, são também jogadores que a comissão técnica busca controlar minutos.

Mesmo quando não faz as trocas nos 11 iniciais, Abel usa as substituições para isso – contra o Inter, Veiga, Dudu e Luiz Adriano saíram aos 25 minutos do segundo tempo, e Felipe Melo e Zé Rafael, que estão entre os que mais atuaram na temporada, aos 35.

Além da sequência no Brasileirão, a preocupação no clube é deixar o elenco nas condições mais próximas do ideal na decisão da Copa Libertadores, dia 27 de novembro, contra o Flamengo, em Montevidéu, no Uruguai.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias