Diário de São Paulo
Siga-nos

Palmeiras repete 2017 e fica entre os clubes da Série A com menos lesões durante a temporada

Mais uma temporada terminada, e o Palmeiras novamente foi aprovado com louvor quando o assunto é departamento médico. Foram 74 partidas e apenas 28 entradas

Palmeiras repete 2017 e fica entre os clubes da Série A com menos lesões durante a temporada
Palmeiras repete 2017 e fica entre os clubes da Série A com menos lesões durante a temporada

Redação Publicado em 19/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h47


Alviverde acumula 28 entradas no departamento médico em 2018, mais apenas do que Flamengo e Atlético-MG. Willian vai para o estaleiro em três oportunidades

Mais uma temporada terminada, e o Palmeiras novamente foi aprovado com louvor quando o assunto é departamento médico. Foram 74 partidas e apenas 28 entradas no estaleiro durante 2018, número maior apenas do que o do Flamengo (25) e do Atlético-MG (17).

No ano passado, o clube paulista ficou na segunda posição favorável do ranking. Além da capacidade dos profissionais de fisiologia e preparação física, um fator preponderante para o baixo índice de lesões é a qualidade do elenco alviverde, que permitiu aos técnicos Roger Machado e Felipão um revezamento considerável nos meses com maior recheio de partidas. Os jogadores praticamente não sofreram com a maratona de jogos, pois o rodízio era estrategicamente bem realizado.

Chefe do Núcleo de Saúde e Performance do clube, Gustavo Magliocca recebeu com satisfação os números do Palmeiras na temporada.

– Estamos muito satisfeitos. Os índices não são focados no número de lesões, e sim na relação de estar à disposição e o nível de performance do atleta. Claro que temos que sempre levar em consideração que, em 2018, o Palmeiras jogou muito. O fato de jogar muito torna o risco ainda maior. Por isso, esses números chamam ainda mais a atenção da gente, aumentam nossa responsabilidade para conseguirmos manter o trabalho que tem sido feito.

Com três entradas no DM, Willian foi o recordista do Palmeiras no ingrato quesito em 2018. O atacante teve duas lesões musculares na coxa esquerda, mas nenhuma delas gerou um tempo grande de afastamento. No entanto, na penúltima rodada do Brasileirão, no jogo que confirmou o título alviverde – contra o Vasco, em São Januário -, Willian sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e passará por cirurgia na sexta-feira (21/12). A tendência é de que fique à disposição de Felipão somente no meio da temporada de 2019.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

O Dr. Magliocca ainda lembra que apesar de Willian ter se machucado mais, o atacante teve prazos de recuperação mais rápidos.

– A gente entende que quanto maior a competitividade do atleta, maior o risco que ele tem de lesão. É o caso do Willian, um dos maiores atletas que a gente tem em termos de dedicação. Obviamente, por essa alta competitividade, é um atleta que se machuca mais. Mas chama a atenção o tempo curto em que ele retorna – destacou o médico.

Quem mais ficou fora de jogos do Palmeiras por lesão foi um atleta menos badalado. O jovem Artur, garoto de 20 anos revelado na base, sofreu com duas lesões mais sérias, ambas cirúrgicas. Operou o tornozelo direito em fevereiro. Em setembro, uma fratura no braço direito atrapalhou de vez a temporada do menino. Ao todo, Artur ficou 34 partidas indisponível para os técnicos e, consequentemente, foi muito pouco aproveitado durante o ano, perdendo cada vez mais espaço.

Artur com proteção no braço em treino — Foto: Felipe Zito

Artur com proteção no braço em treino — Foto: Felipe Zito

O colombiano Borja passou por uma menos complicada intervenção cirúrgica no joelho direito após ser sofrer lesão com sua a seleção colombiana quando estava na Copa do Mundo. Como o problema não ocorreu durante período de treinos e jogos pelo Palmeiras, a lesão não conta para a estatística do clube na temporada.

Critérios e metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2018, além do apurado pelos setoristas do GE no dia a dia dos clubes.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2018 até a data da publicação desta matéria: 19 de dezembro de 2018. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento.

Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. Todos os clubes receberam o contato da reportagem para checagem da lista de jogadores no DM na temporada.

* colaborou Tossiro Neto

Compartilhe  

últimas notícias