Diário de São Paulo
Siga-nos

Orquestra Virtual de crianças reúne alunos para tocar Trem das Onze

Vinte e três pequenos músicos flautistas, estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e integrantes das Orquestras de Flauta Doce Rivadávia

Orquestra Virtual de crianças reúne alunos para tocar Trem das Onze
Orquestra Virtual de crianças reúne alunos para tocar Trem das Onze

Redação Publicado em 16/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h05


Coordenadora do projeto afirma que música “acalma e dá sentido à vida”

Vinte e três pequenos músicos flautistas, estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e integrantes das Orquestras de Flauta Doce Rivadávia Corrêa e Carneiro Felipe, gravaram a música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, cujo vídeo foi lançado esta semana pela prefeitura carioca, em nova edição da Orquestra Virtual. O vídeo faz parte do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos fizeram as gravações à distância, de casa, respeitando o isolamento social, e foram reunidos posteriormente na edição do trabalho, que juntou trechos de cada intérprete até a composição do arranjo final.

A flautista Ana Karla da Silva, de 10 anos de idade, uma das participantes desta edição da Orquestra Virtual, disse sentir falta de tocar nas apresentações e aulas presenciais com seus colegas e a professora. Mesmo à distância, ela afirmou ter “amado” tocar Trem das Onze. A canção, considerada um clássico da música popular brasileira, foi escolhida pela mensagem de que “nem a distância diminui o amor”, destacou Ana Karla. “Tenho saudades dos colegas, mas sabemos que esse é um período que vai passar e trazer muitos ensinamentos importantes”, avaliou a estudante.

Para João Victor Januário, de 11 anos, da Orquestra de Flauta Doce Rivadávia Corrêa, a boa relação com seus colegas e com a professora tem sido um apoio fundamental neste período de isolamento social. “Está sendo uma ótima oportunidade para eu aprender mais e ampliar meus conhecimentos. Eu fico esperando pelas aulas para poder tirar minhas dúvidas e estar em contato com meus colegas e com a professora que, mesmo quando nos corrige, está sempre alegre”, comentou o flautista.

Segundo a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, é importante manter o isolamento e o cuidado. Moana frisou que a música é importante nesse momento, porque ajuda a acalmar e dar sentido à vida. “Por meio dessa ação, a Secretaria Municipal de Educação busca mostrar a importância de nos mantermos ativos, mesmo isolados em casa. Vamos nos manter dedicados na nossa música daqui e sempre lembrando o porquê de fazermos isso”, salientou Moana.

Orquestra Virtual

A Orquestra Virtual foi criada após a decretação da pandemia pelo Programa Orquestra nas Escolas com o objetivo de promover apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. A cada semana são lançados novos vídeos, com diferentes formações. Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como Amanhã, de Guilherme Arantes; Aquarela, de Toquinho; Enquanto houver sol, dos Titãs, e Preta Pretinha, de Moraes Moreira, informou a prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa.

AGENCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias