Diário de São Paulo
Siga-nos

Orkut faz 17 anos: oito funções da rede social que dão saudades

O Orkut foi lançado há exatos 17 anos, no dia 24 de janeiro de 2004. Após dez anos de existência, a rede social foi desativada em 30 de setembro de 2014 e

Orkut faz 17 anos: oito funções da rede social que dão saudades
Orkut faz 17 anos: oito funções da rede social que dão saudades

Redação Publicado em 25/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h20


O Orkut foi lançado há exatos 17 anos, no dia 24 de janeiro de 2004. Após dez anos de existência, a rede social foi desativada em 30 de setembro de 2014 e deixou saudades entre os usuários, especialmente os brasileiros. Alguns recursos estão presentes na memória dos mais apegados até hoje, como os scraps, a sorte do dia e os depoimentos, que podiam ser enviados de forma oculta. Infelizmente, a maioria dessas funções não existe em plataformas famosas atualmente, como a lista de quem visualizou o perfil.

Outra função que fazia sucesso eram os jogos integrados à rede social. Dois dos games mais famosos eram Buddy Poke e Colheita Feliz, que permitiam jogar com os amigos da rede. Já nas comunidades, era possível interagir mais com desconhecidos sobre um tema em comum e conhecer novas pessoas. Confira, a seguir, oito funções do Orkut que deixaram saudades.

Situações vividas no Orkut deixam os brasileiros com saudade — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

Situações vividas no Orkut deixam os brasileiros com saudade — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

1. Scraps

Quem nunca recebeu a famosa mensagem “Só add com scrap”? O mural de recados do Orkut funcionava como uma espécie de caixa de entrada de mensagens pública, já que não existia uma janela privada para essas conversas. Os scraps eram comumente utilizados para puxar assunto com alguém, fazer uma declaração ou simplesmente deixar um recado trivial.

Scraps, a página de recados do Orkut, ficava visível para todos os amigos — Foto: Reprodução/TechTudo

Scraps, a página de recados do Orkut, ficava visível para todos os amigos — Foto: Reprodução/TechTudo

Muitas pessoas deixavam todos os recados recebidos à mostra no mural para exibir sua popularidade na rede, enquanto outros apagavam todos os itens para preservar a intimidade. Era comum abrir o mural de scraps de alguém e encontrar somente a frase “leio, respondo e apago”.

2. Depoimentos

Os depoimentos eram uma declaração pública de afeto que os usuários podiam mandar para seus amigos, de modo que ficassem expostos de forma fixa no perfil. Era comum ver vários amigos “brigando” para ver quem ficaria no “topo” dos depoimentos de um contato em comum, o que supostamente garantia o status de maior importância na vida aquela pessoa.

Recados enviados por depoimentos podiam conter grandes segredos — Foto: Reprodução/Orkut

Recados enviados por depoimentos podiam conter grandes segredos — Foto: Reprodução/Orkut

Muitas pessoas também utilizavam os depoimentos para conversar de forma privada no Orkut, já que eles precisavam ser aprovados pelo destinatário antes de serem publicados. Essa era uma forma de driblar a exibição pública dos scraps, mas que poderia causar confusão caso um depoimento com informações íntimas fosse aprovado por engano.

3. Sorte do Dia

Ao abrir o Orkut, o usuário se deparava com uma previsão ou frase motivacional para se inspirar: era a “Sorte do Dia”. Os recados eram frases curtas criadas pelo próprio Orkut, muitas delas bastante misteriosas, que podiam estimular a vida ou apenas passar despercebidas.

Alguns dos recados eram “Um ato de bondade, mesmo que seja pequeno, nunca é em vão” e “Comece a ler um livro“. Com o passar do tempo, a rede social passou a exibir frases repetidas e que não eram de tanto interesse para os usuários.

4. Ver quem visitou o perfil

A lista de pessoas que visualizaram um perfil é um dos recursos do Orkut mais desejados por usuários de Facebook e Instagram. A função era atualizada diariamente e mostrava o nome e o link do perfil do visitante curioso. Na época, esse recurso era útil para iniciar paqueras por meio de visitas mútuas, mas também podia causar discórdia ao abrir perfis de pessoas indesejadas.

Orkut permitia ver quem visitou o perfil e também era possível desabilitar a função — Foto: Reprodução/YouTube

Orkut permitia ver quem visitou o perfil e também era possível desabilitar a função — Foto: Reprodução/YouTube

Para os mais discretos, havia a opção de desativar a funcionalidade. Assim, seu nome não aparecia nas listas caso visitasse um perfil externo. Por outro lado, também não era permitido visualizar os visitantes da sua página.

5. Avaliações

Os usuários do Orkut podiam avaliar seus amigos em três categorias de atributos, que ficavam expostas no perfil da pessoa. Assim, era possível dizer se você considerava um amigo confiável, legal ou sexy, ajudando a construir a reputação dele dentro da rede social. Cada opção possuía um ícone próprio, preenchido pela rede social de acordo com a porcentagem de respostas recebidas em cada item. Na época, o desejo de muitas pessoas era possuir os ícones totalmente preenchidos.

Legal, sexy ou confiável? Orkut permitia avaliar amigos — Foto: Reprodução/Orkut

Legal, sexy ou confiável? Orkut permitia avaliar amigos — Foto: Reprodução/Orkut

Também era possível virar “fã” de um amigo, por meio do ícone de estrela. A contagem de fãs também era exibida no perfil dos usuários, o que gerava certa competição para ver quem tinha mais fãs entre os contatos. Com o passar do tempo, as avaliações perderam força e deixaram de ser um indicador de sucesso dentro da rede social.

6. Comunidades

As comunidades eram ambientes que reuniam pessoas em torno de um assunto em comum. A mais famosa delas foi a “Eu odeio acordar cedo”, que possuía milhões de membros. Naquele espaço, era possível criar tópicos para discutir assuntos específicos relacionados àquele tema central. Qualquer pessoa podia criar uma comunidade e convidar seus amigos para participar delas.

Comunidade "Eu odeio acordar cedo" no Museu do Orkut — Foto: Reprodução/Orkut

Comunidade “Eu odeio acordar cedo” no Museu do Orkut — Foto: Reprodução/Orkut

O Orkut possuía mais de 50 milhões de comunidades ativas. Os temas variavam de assuntos específicos como “Eu amo chocolate”, até expressões sem finalidade, como “Deus me disse: desce e arrasa”. De certa forma, as comunidades eram parecidas com os grupos do Facebook, disponíveis atualmente para discussões e relacionamento sobre um tema principal.

7. Mudar as cores/tema do perfil

O Orkut se consagrou com a cor padrão azul, que não podia ser modificada de forma nativa no início da rede social. Para conseguir alterar a cor do perfil, os usuários deviam recorrer a extensões de terceiros, que modificavam a tonalidade somente para o próprio dono da conta, sem alterar em nada a visualização para os amigos. Além de não ser muito útil, muitos desses arquivos escondiam vírus que poderiam infectar o computador.

Novo Orkut permitia mudar a cor e o tema do perfil — Foto: Reprodução/YouTube

Novo Orkut permitia mudar a cor e o tema do perfil — Foto: Reprodução/YouTube

No entanto, o layout da plataforma foi reformulado em 2009. Assim, usuários passaram a ter outras opções de cores na rede social, o que possibilitou personalizar ainda mais os seus perfis. Cores como rosa, vermelho e amarelo foram disponibilizadas, e eram aplicadas em links e pequenos detalhes na página pessoal.

8. BuddyPoke e Colheita Feliz

Os jogos eram uma diversão à parte dentro do Orkut. Cada usuário podia criar seu perfil em diferentes games e competir com seus amigos. Entre os mais famosos da época, está o BuddyPoke, no qual o usuário poderia criar um avatar personalizado com suas características físicas. Dentro do jogo, era possível interagir com os personagens de seus amigos, dando cutucadas, beijos e entre outras ações.

BuddyPoke era muito popular no Orkut — Foto: Reprodução/Elson de Souza

BuddyPoke era muito popular no Orkut — Foto: Reprodução/Elson de Souza

A Colheita Feliz era outro jogo famoso dentro do Orkut. Nele, o usuário era proprietário de uma fazenda e tinha que cuidar da manutenção da sua terra, cultivando animais e uma plantação de vegetais. Havia um ranking que mostrava qual amigo era o mais rico dentro da fazenda, e também era possível compartilhar brindes e produtos com outros contatos.

Colheita Feliz: um dos games mais famosos na época de Orkut — Foto: Reprodução/Orkut

Colheita Feliz: um dos games mais famosos na época de Orkut — Foto: Reprodução/Orkut

Entre outros jogos que fizeram sucesso está o Café Mania, em que o usuário era o administrador de uma cafeteria. Já o Joga Craque era um game no qual o usuário era um jogador de futebol, e o objetivo era gerenciar sua carreira esportiva.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias