Diário de São Paulo
Siga-nos

Orçamento impositivo não impede bloqueio de recursos de emendas, diz secretário

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou que recursos relacionados a emendas parlamentares continuam passíveis de bloqueio, apesar das

Orçamento impositivo não impede bloqueio de recursos de emendas, diz secretário
Orçamento impositivo não impede bloqueio de recursos de emendas, diz secretário

Redação Publicado em 28/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h06


Avaliação foi feita por Mansueto Almeida, secretário do Tesouro. Novas regras para o orçamento impositivo geram embate entre governo e Congresso

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou que recursos relacionados a emendas parlamentares continuam passíveis de bloqueio, apesar das novas regras para o chamado orçamento impositivo aprovadas pelo Congresso.

No ano passado, o Congresso aprovou uma proposta de emenda à Constituição que ampliou o poder dos parlamentares – e reduziu o do governo – para decidir onde investir os recursos públicos federais e fazer remanejamentos.

Essa emenda tornou obrigatória a execução das emendas apresentadas em conjunto pelas bancadas de cada estado e do Distrito Federal. Antes, o governo só era obrigado a pagar as emendas individuais, também impositivas.

Com as novas normas, deputados e senadores passaram a ser responsáveis por liberar cerca de R$ 30 bilhões do orçamento de 2020.

O presidente Jair Bolsonaro, entretanto, vetou alguns pontos do orçamento impositivo, o que abriu uma disputa com o Congresso, que ameaça derrubar os vetos.

Bolsonaro reclama que as novas regras do orçamento impositivo deixaram para o governo federal controle sobre uma parcela pequena do orçamento.

Na semana passada, em discurso no Palácio do Planalto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse considerar normal o interesse do Congresso em ter mais influência sobre a execução do orçamento, mas pediu aos parlamentares para “não pisar no pé” do Executivo.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias