Diário de São Paulo
Siga-nos

Oposição na Venezuela vence disputa por governo estadual de Barinas

Um candidato de oposição na Venezuela ganhou a eleição para governador do estado de Barinas, terra natal do ex-líder Hugo Chávez, encerrando 22 anos de

Oposição na Venezuela vence disputa por governo estadual de Barinas
Oposição na Venezuela vence disputa por governo estadual de Barinas

Redação Publicado em 10/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h13


Sérgio Garrido venceu o ex-chanceler Jorge Arreaza

Um candidato de oposição na Venezuela ganhou a eleição para governador do estado de Barinas, terra natal do ex-líder Hugo Chávez, encerrando 22 anos de governo do Partido Socialista na região.Oposição na Venezuela vence disputa por governo estadual de BarinasOposição na Venezuela vence disputa por governo estadual de Barinas

A eleição em Barinas não altera o controle da maioria dos estados do país pelo Partido Socialista, mas representa uma vitória simbólica para a fragmentada oposição.

“O triunfo é para Barinas e para toda a Venezuela”, disse o candidato de oposição vitorioso Sérgio Garrido à Reuters.

No ano passado, Argenis Chávez – irmão do ex-líder – disputou a eleição pelo partido do governo em novembro, mas não saiu vitorioso.

A Suprema Corte então determinou que a eleição fosse repetida, após desclassificar a candidatura de oposição de Freddy Superlano. A decisão seguiu um decreto feito pela Controladoria-Geral do país em agosto, afirmando que Superlano estava sendo investigado administrativamente e não estava apto a concorrer.

O irmão de Chávez desistiu da disputa e foi substituído pelo ex-ministro das Relações Exteriores do país Jorge Arreaza, que competiu com Garrido.

Sérgio Garrido conquistou 55,36% dos votos, enquanto Arreaza recebeu 41,27%, afirmaram os representantes estaduais de Barinas no Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, em mensagem divulgada no canal estatal de televisão.

O estado tem cerca de 600 mil eleitores registrados.

O Partido Socialista conquistou 19 governos dos 23 estados da Venezuela em novembro, enquanto a oposição venceu em três.

O partido governista viu o número de votos recebidos cair para 3,9 milhões nas eleições de novembro, de acordo com as autoridades eleitorais, ante 5,9 milhões durante as eleições regionais de 2017.

.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias