Diário de São Paulo
Siga-nos

Opinião: São Paulo desmorona em goleada e caminha para um novo desastre na temporada

O São Paulo fez o seu torcedor sonhar com um título nesta temporada. A liderança isolada do Campeonato Brasileiro e a semifinal da Copa do Brasil foram

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 21/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h04


Tricolor não tem brilho, não mostra espírito de campeão e vê liderança escapar em reta final

O São Paulo fez o seu torcedor sonhar com um título nesta temporada. A liderança isolada do Campeonato Brasileiro e a semifinal da Copa do Brasil foram responsáveis por isso. Mas na última quarta-feira, o 5 a 1 sofrido para o Internacional, no Morumbi, fez o sonho virar pesadelo (de novo).

Não foi só pela goleada, que por si só já tem o toque de vexame, mas por tudo que envolve e envolveu o São Paulo durante esta temporada.

Uma temporada que começou com todas as fichas apostadas em Fernando Diniz. O treinador iniciou 2020 sob desconfiança após oscilações no final de 2019. Com a bola rolando, mostrou que dessa vez as coisas poderiam ser diferentes.

Até a paralisação do futebol por causa da pandemia do novo coronavírus, o São Paulo chegou a ser considerado o favorito para a conquista do Campeonato Paulista e apontado como o time com o futebol mais bem jogado do país.

Jogadores do São Paulo lamentam goleada sofrida contra o Inter — Foto: Marcos Ribolli

Jogadores do São Paulo lamentam goleada sofrida contra o Inter — Foto: Marcos Ribolli

Logo após a pausa, um novo momento se instalou no Tricolor. A eliminação do Campeonato Paulista para o Mirassol foi o primeiro sinal de que o time já não era mais o mesmo. As quedas na Libertadores, ainda na fase de grupos, e na Sul-Americana, na primeira fase, só corroboraram a tese.

Mesmo em meio a vexames e decepções, Fernando Diniz foi bancado pela diretoria da época, liderada por Leco. Em determinado momento, o treinador chegou a depender do jogo contra o Atlético-GO, pela 14ª rodada do Brasileirão, para permanecer no cargo.

O time correspondeu naquela partida e iniciava ali uma nova era (ou aparentava iniciar). Com Brenner e Luciano fazendo gols jogo sim, jogo também, o São Paulo despontou com vitórias convincentes e um futebol bonito. De novo apontado como o melhor do Brasil.

Tudo parecia se caminhar para um final feliz: liderança do Campeonato Brasileiro conquistada, semifinal da Copa do Brasil alcançada após eliminar o Flamengo e uma “lua de mel” com a torcida que parecia ter maior prazo de validade.

Mas, como em um pesadelo, tudo desmoronou rapidamente.

Em pouco mais de 20 dias, o São Paulo foi de favorito aos títulos a aspirante a um novo vexame na temporada.

Tiago Volpi lamenta gol sofrido pelo São Paulo — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Tiago Volpi lamenta gol sofrido pelo São Paulo — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Depois da queda para o Grêmio na Copa do Brasil, o time disputou quatro partidas em 2021 e não venceu nenhuma (três derrotas e um empate). A goleada sofrida para o Inter foi só a pá de cal que faltava para a ilusão por uma taça praticamente acabar.

É claro que nada é impossível, e o São Paulo de Fernando Diniz ainda pode sim dar a volta por cima. No entanto, a entrevista coletiva de Juanfran resumiu o ânimo do elenco nesta reta final. A eliminação na Copa do Brasil ainda é sentida e mexe com a cabeça dos jogadores.

Após os quatro jogos sem vitória e a perda da liderança do Brasileirão, o psicológico ficou ainda mais abalado. O São Paulo deste momento não tem brilho, não tem espírito de campeão e acumula decepções em cima de decepções.

O jogo do próximo sábado, diante do Coritiba, pode dar um novo fôlego para uma equipe que já mostra que não tem muito mais a ambição de respirar. No entanto, um resultado negativo deve fazer com que o clube comece a planejar a próxima temporada, que já iniciará em breve.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias