Diário de São Paulo
Siga-nos

Operação investiga rede de farmácias por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos

A Receita Federal, a Secretaria Estadual da Fazenda e o Ministério Público (MP) deflagraram na manhã desta quarta-feira (28) uma operação contra uma rede de

Operação investiga rede de farmácias por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos
Operação investiga rede de farmácias por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos

Redação Publicado em 28/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h19


Equipes cumprem mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (28).

A Receita Federal, a Secretaria Estadual da Fazenda e o Ministério Público (MP) deflagraram na manhã desta quarta-feira (28) uma operação contra uma rede de farmácias de São José dos Campos (SP) por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. A operação foi batizada como Monte Cristo.

Desde o início da manhã, equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco) – ligado ao MP -, da Fazenda e da Receita Federal, com apoio da Polícia Civil e Militar, cumprem 67 mandados de busca e apreensão em empresas e nas casas de pessoas ligadas ao esquema em São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Caraguatatuba, Ubatuba, São Paulo, Araçatuba, Campinas, entre outras.

Em São José dos Campos, sede da Farma Conde, equipes se concentraram na casa do proprietário da rede, em uma farmácia do grupo no Jardim Aquarius e no condomínio empresarial Eldorado, onde a empresa mantém uma fábrica.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o proprietário da farmácia teria criado várias empresas de fachada em nome de parentes para lavar dinheiro e sonegar impostos. O objetivo da fraude era obtenção de vantagem ilícita ao grupo, com a diminuição do custo final dos produtos.

A investigação começou há cerca de três anos e meio, após a Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo identificar indícios de fraudes fiscais. São investigados o proprietário da Farma Conde, os parentes e as empresas em nome deles – como a própria Farma Conde.

Não há nenhum mandado de prisão a ser cumprido, apenas busca e apreensão. Segundo o MP, a Justiça de São José também determinou, a pedido dos promotores do Gaeco, o sequestro de 60 imóveis e o bloqueio de ativos financeiros de diversas empresas ligadas ao grupo.

O G1 acionou a assessoria de imprensa da Farma Conde e aguardava um posicionamento da empresa até a publicação da reportagem.

A Rede Farma Conde tem sede em São José dos Campos e mantém lojas espalhadas pelo estado de São Paulo, como em cidades do próprio Vale do Paraíba, Litoral norte, Baixada santista, região bragantina, Campinas, Araçatuba, Bauru, Barretos, Sorocaba, Ribeirão Preto,ABC Paulista e Grande São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias