Diário de São Paulo
Siga-nos

Operação da PF foca em financiadores de rede de fake news

A operação deflagrada nesta quarta-feira (27) como parte do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura produção de notícias falsas e ameaças à

Operação da PF foca em financiadores de rede de fake news
Operação da PF foca em financiadores de rede de fake news

Redação Publicado em 27/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h06


Foi determinada a quebra dos sigilos de quatro supostos financiadores de ações de notícias falsas, dentre eles estão: o CEO da rede de academias Smart Fit e o co-fundador e proprietário da Havan.

A operação deflagrada nesta quarta-feira (27) como parte do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura produção de notícias falsas e ameaças à Corte tem como foco os financiadores das ações de fake news.

As investigações apontaram os seguintes nomes como supostos financiadores: Edgard Corona (CEO da rede de academias Smart Fit), Luciano Hang (co-fundador e proprietário da Havan), Reinaldo Bianchi Júnior e Winston Rodrigues (coordenador do Bloco Movimenta Brasil). Foi determinada a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos quatro.

Hang afirmou, por meio de nota, que está “de consciência tranquila de que jamais” atentou contra ministros do STF ou contra a instituição.

Winston Rodrigues afirmou, por meio de rede social, que recebeu “visita da Polícia Federal, que procedeu uma busca e apreensão de computadores e celulares” em sua casa, mas que não foi informado do motivo.

Roberto Jefferson com fuzil

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços vinculados ao ex-deputado federal Roberto Jefferson, ao deputado estadual de São Paulo Douglas Garcia (PSL-SP) e aos blogueiros Allan dos Santos e Sara Winter.

Roberto Jefferson é investigado por post em que aparece pegando em fuzil e por declaração contra ministros do STF.

Também deverão ser ouvidos como parte das investigações os deputados federais Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Daniel Silveira (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Geraldo Junio do Amaral (PSL-MG) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança, além dos deputados estaduais de São Paulo Gil Diniz (PSL) e Douglas Garcia (PSL).

Compartilhe  

últimas notícias