Diário de São Paulo
Siga-nos

ONU alerta para crescente envolvimento militar na política brasileira

A alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, citou o Brasil em seu discurso de abertura no Conselho da Organização, em Genebra. Bachelet

ONU alerta para crescente envolvimento militar na política brasileira
ONU alerta para crescente envolvimento militar na política brasileira

Redação Publicado em 14/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h44


Em discurso, comissária da ONU destacou situação do país durante pandemia

A alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, citou o Brasil em seu discurso de abertura no Conselho da Organização, em Genebra. Bachelet denunciou ataques contra ativistas e contra imprensa no país, e alertou para o crescente envolvimento militar.

Além do Brasil, falou sobre abusos na Venezuela, China, Arábia Saudita, Mianmar, Síria, Belarus, Líbano, EUA, Polônia e outros locais do mundo. “No Brasil, estamos recebendo relatos de violência rural e despejos de comunidades sem terra, bem como ataques a defensores dos direitos humanos e jornalistas, com pelo menos 10 assassinatos de defensores dos direitos humanos confirmados este ano”, disse.

Bachelet também destacou o impacto da pandemia diante do cenário político não apenas do Brasil, mas de todo o continente americano. “A única maneira de construir uma recuperação sustentável será combater as causas profundas das desigualdades, da exclusão e da discriminação”, disse.

“Também será crucial fortalecer a democracia e salvaguardar os direitos humanos em resposta aos crescentes níveis de violência em toda a região”, defendeu a comissária.

.

.

.

iG

Compartilhe  

últimas notícias