Diário de São Paulo
Siga-nos

ONS vê mais chuvas em hidrelétricas no Sul/Sudeste e eleva previsão de carga

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua projeção de chuvas para a principal área de geração hidrelétrica do país, Sudeste/Centro-Oeste, em

ONS vê mais chuvas em hidrelétricas no Sul/Sudeste e eleva previsão de carga
ONS vê mais chuvas em hidrelétricas no Sul/Sudeste e eleva previsão de carga

Redação Publicado em 11/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 21h15


Órgão dobrou a previsão de carga para o mês diante da perspectiva de aumento das chuvas estimadas para o mês.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua projeção de chuvas para a principal área de geração hidrelétrica do país, Sudeste/Centro-Oeste, em setembro, além de projetar agora um avanço de 0,4% da carga para o mês, ante uma estimativa anterior de recuo de 0,2%.

Em meio ao pior período úmido nas hidrelétricas em mais de 90 anos, o boletim semanal sobre chuvas do ONS apontou que as precipitações para as hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste estão agora estimadas em 59% da média histórica, ante 56% na projeção da semana anterior.

Para o Sul, o ONS agora projeta chuvas em 76% da média histórica para hidrelétricas em setembro, ante 54% na projeção da semana anterior.

O ONS projetou ainda chuvas em 46% da média histórica para hidrelétricas do Nordeste em setembro, estável ante projeção da semana anterior, enquanto para as hidrelétricas do Norte a projeção passou para 77%, ante 74% na projeção da semana anterior.

Na véspera, o governo federal publicou nota mantendo visão de cenário de atenção para a geração hidrelétrica, com projeção de poucas chuvas relevantes nos próximos meses. Na ocasião, aprovou a realização de procedimento competitivo simplificado para contratação de Reserva de Capacidade nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com suprimento a ser iniciado em 2022 até 2025.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias