Diário de São Paulo
Siga-nos

Ong Origem de Marília busca implantação de ciclovias na cidade

A Associação Ambientalista de Marília - ORIGEM foi selecionada, em segundo lugar, para participar da campanha Bicicleta nos Planos, que conta com o apoio do

Ong Origem de Marília busca implantação de ciclovias na cidade
Ong Origem de Marília busca implantação de ciclovias na cidade

Redação Publicado em 03/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 22h22


A Associação Ambientalista de Marília – ORIGEM foi selecionada, em segundo lugar, para participar da campanha Bicicleta nos Planos, que conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade e a parceria da União de Ciclista do Brasil e Bike Anjo.

A campanha tem como objetivo incluir a bicicleta, como um meio de transporte, nas políticas públicas de mobilidade urbana e implantação de ciclovias na cidade de Marília.

O PlanMob (Plano de Mobilidade Urbana) é um exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU – Lei 12.587/2012. Os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar seus planos de mobilidade até abril de 2019, caso não o façam ficam impossibilitados de receberem verbas federais destinadas à mobilidade urbana.

“A Campanha Bicicleta nos Planos é uma ferramenta importante para termos uma cidade mais eficiente no deslocamento das pessoas e mercadorias, a bicicleta é um elemento fundamental”, destacou o presidente interino da Origem, Wilson França.

Segundo o PlanMob, a bicicleta e o transporte coletivo são considerados prioridade sobre os transportes motorizados. Além disso, a bicicleta é um meio de locomoção que contribui com a melhoria da qualidade de vida, diminui a poluição atmosférica e sonora, atua diretamente na qualidade ambiental das cidades, gera economia de recursos e possui um baixo custo de manutenção, além de reduzir engarrafamentos e o tempo perdido no trânsito.

A Origem está em atuação para implantar o plano de mobilidade em Marília. Na última semana membros da ONG fizeram contagem de ciclistas e as modalidades de bicicletas que passavam pela rotatória em frente à sede da Organização Não Governamental, na Avenida Rio Branco, entroncamento da zona Oeste próximo ao cemitério municipal.

Os resultados mostraram uma média de 66 ciclistas por hora, número positivo segundo os membros da Ong. “Em apenas 3 horas contamos 198 bicicletas em uma esquina importante da cidade. Pode-se deduzir que esses ciclistas representam pelo menos 100 veículos motorizados a menos expelindo CO2 e gerando custos aos ocupantes. Mas com certeza contamos 198 pessoas mais saudáveis e felizes se deslocando a custo e poluição zero”, informou André Cibantos, membro da Origem.

Barbie: primeira imagem do filme com Ryan Gosling como Ken é divulgada

Amostragem de ciclistas na região oeste de Marília

Outras contagens devem seguir nas próximas semanas nas outras regiões da cidade, o levantamento completo será enviado à Prefeitura Municipal, como forma de pressionar o poder público na implantação de ciclovias no Município.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias