Diário de São Paulo
Siga-nos

OMS recomenda suspensão da venda de mamíferos vivos em mercados

A Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como outras agências internacionais, recomendaram a suspensão, com urgência, da venda de mamíferos vivos em

OMS recomenda suspensão da venda de mamíferos vivos em mercados
OMS recomenda suspensão da venda de mamíferos vivos em mercados

Redação Publicado em 15/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h37


Abate em mercados aumenta risco de transmissão de patógenos

A Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como outras agências internacionais, recomendaram a suspensão, com urgência, da venda de mamíferos vivos em mercados. Segundo a OMS, a medida é necessária, já que mais de 70% dos vírus e patógenos que provocam doenças infecciosas em humanos, provém de espécies selvagens.OMS recomenda suspensão da venda de mamíferos vivos em mercadosOMS recomenda suspensão da venda de mamíferos vivos em mercados

As orientações atentam para o fato de os animais serem abatidos e limpos em áreas abertas dos mercados, que podem ser contaminadas por fluidos corporais e outros rejeitos.

Isso eleva o risco de transmissão de patógenos para as pessoas e também para outros animais no local.

“Nós expedimos centenas de orientações desde o início da covid-19, então esta é mais uma. É também importante saber que a maioria das novas doenças infecciosas tem origem em animais selvagens. Suspender a venda insegura dos mamíferos vivos para alimentação reduzirá a chance de um novo vírus aparecer no futuro.”,  disse a representante da OMS, Fadela Chaib.

No ano passado, a China baniu o comércio de animais selvagens para o consumo humano. No entanto, brechas na lei permitem a criação de espécies que podem abrigar doenças.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias