Diário de São Paulo
Siga-nos

OMS em alerta por aumento de 11% de mortes por Covid-19 na Europa

A Europa poderá registrar 236 mil mortos adicionais pela pandemia da Covid-19 até 1º de dezembro, afirmou o diretor regional da Organização Mundial da

OMS em alerta por aumento de 11% de mortes por Covid-19 na Europa
OMS em alerta por aumento de 11% de mortes por Covid-19 na Europa

Redação Publicado em 30/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h43


A Europa poderá registrar 236 mil mortos adicionais pela pandemia da Covid-19 até 1º de dezembro, afirmou o diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, nesta segunda-feira (30). A entidade manifestou preocupação com a diminuição do ritmo de vacinação.

“Na semana passada, o número de mortos na região aumentou 11%, com uma projeção confiável que prevê 236 mil mortos na Europa até 1º de dezembro”, disse Kluge. Até agora, morreu 1,3 milhão de pessoas no continente, .

Os países da região registraram taxas mais elevadas de infecção desde o surgimento da variante delta, mais contagiosa principalmente entre pessoas não vacinadas.

Dos 53 Estados-membros da região, 33 relataram um aumento de mais de 10% na incidência de casos em duas semanas, disse ele. Nesse mesmo período, a taxa de vacinação se desacelerou.

Além da maior transmissibilidade da variante delta, o “relaxamento excessivo” das restrições e viagens de verão determinaram parte desse aumento.

Nas últimas seis semanas, o ritmo de vacinação caiu 14%, devido à falta de acesso às doses em alguns países, e a uma falta de aceitação das vacinas, em outros, afirmou Kluge, que pediu que se aumente a capacidade de produção dos imunizantes e sua distribuição.

Embora cerca de 75% dos profissionais de saúde na Europa como um todo estejam vacinados, em alguns países da região este percentual é de apenas 10%, de acordo com a OMS.

Nos países europeus de baixa e média renda, apenas 6% de seus habitantes estão totalmente imunizados, alertou, lembrando que a OMS recomendou 80% de cobertura para virar a página da pandemia.

Segundo dados dessa agência, em oito meses, em torno de 850 milhões de doses foram administradas na região, que se estende até a Ásia Central.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias