Diário de São Paulo
Siga-nos

OMS defende vacinação contra malária para crianças africanas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (6) que a única vacina contra malária aprovada deveria ser disponibilizada amplamente para

OMS defende vacinação contra malária para crianças africanas
OMS defende vacinação contra malária para crianças africanas

Redação Publicado em 07/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h30


Doença mata centenas de milhares de pessoas todos os anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (6) que a única vacina contra malária aprovada deveria ser disponibilizada amplamente para crianças africanas, o que pode sinalizar um grande avanço contra uma doença que mata centenas de milhares de pessoas todos os anos.OMS defende vacinação contra malária para crianças africanasOMS defende vacinação contra malária para crianças africanas

A recomendação da OMS diz respeito à RTS,S, ou Mosquirix, uma vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline.

Desde 2019, 2,3 milhões de doses de Mosquirix foram administradas a crianças de Gana, Quênia e Maláui graças a um programa-piloto de larga escala coordenado pela OMS. A maioria das vítimas fatais da doença tem menos de 5 anos.

O programa veio na esteira de uma década de testes clínicos em sete países africanos.

“Esta é uma vacina desenvolvida na África por cientistas africanos, e estamos muito orgulhosos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Usar esta vacina, além das ferramentas existentes para evitar a malária, poderia salvar dezenas de milhares de vidas jovens a cada ano”, acrescentou ele, referindo-se a medidas anti-malária como redes de camas e borrifações.

A malária é muito mais mortífera do que a Covid-19 na África. Ela matou 386 mil africanos em 2019, de acordo com uma estimativa da OMS. Em comparação, houve 212 mil mortes confirmadas de Covid-19 nos últimos 18 meses.

A OMS diz que 94% dos casos e mortes da malária ocorrem na África.

.

.

.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias