Diário de São Paulo
Siga-nos

Ocupação de UTIs para Covid-19 alcança 62,2% na Grande SP e média de mortes sobe 34% nos últimos 14 dias no estado

Pacientes internados com Covid-19 em UTIs do estado de São Paulo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Ocupação de UTIs
Ocupação de UTIs

Redação Publicado em 06/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h57


No total, estado contabiliza 43 mil mortes e 1,28 milhão de casos confirmados desde o início da pandemia. Após período em que análise ficou prejudicada por problema no sistema do Ministério da Saúde, média móvel é de 134 óbitos por dia neste domingo (6).

Ocupação de UTIs para Covid-19 alcança 62,2% na Grande SP e média de mortes sobe 34% nos últimos 14 dias no estado

Pacientes internados com Covid-19 em UTIs do estado de São Paulo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

O estado de São Paulo voltou a registrar alta na média de mortes por coronavírus neste domingo (6), após período em que a análise dos dados foi prejudicada por conta de problema em sistema do Ministério da Saúde. Se comparado ao número registrado há 14 dias, a média diária de óbitos por Covid-19 teve alta de 34%.

ocupação de leitos das UTIs na Grande SP segue acima de 60% desde quarta-feira (2) e, neste domingo, chegou a 62,2%, segundo os dados da Secretaria de Saúde do estado.

Segundo boletim do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), o estado de São Paulo tem 10.334 pessoas internadas por problemas relacionados à Covid-19 em hospitais públicos e particulares. Desse total, 4.384 estão em UTIs e 5.959 em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o estado chegou a 55,5% neste domingo, segundo a secretaria.

Também foram contabilizadas neste domingo no estado 46 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 43.015.

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias, é de 134 neste domingo. Em comparação ao valor registrado há 14 dias, a variação foi de 34%, o que para especialistas indica tendência de alta.

O estado já vinha registrando aumento no número de internações há pelo menos três semanas, mas a análise da evolução da epidemia em relação às mortes estava prejudicada por conta de um apagão de dados em sistema do Ministério da Saúde.

Hospitais de SP contratam novos profissionais após aumento de casos de Covid-19

Hospitais de SP contratam novos profissionais após aumento de casos de Covid-19

Entre os dias 6 e 10 de novembro, o governo estadual não divulgou as informações referentes a mortes e casos, o que fez com que as médias caíssem artificialmente. Nos dias seguintes, houve aumento artificial dos números diários por conta dos dados represados.

Neste domingo, já foi possível medir a evolução da pandemia em 14 dias usando valores após a normalização da divulgação.

Antes do apagão de dados, o estado vinha registrando queda e estabilidade nas mortes. Durante dez dias seguidos a média móvel diária ficou abaixo de 100. No entanto, desde o dia 26 de novembro o valor voltou a ficar acima de 100.

Neste domingo, também foram registrados 2.675 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 1.287.762. A média móvel de casos é de 6.756.

Retorno à fase amarela

Devido à piora da pandemia, todas as regiões do estado regrediram nesta quarta-feira (2) para a fase amarela do Plano São Paulo, que tem regras mais restritas da quarentena que a verde, na qual 76% da população se encontrava anteriormente.

Após congelar a reclassificação por período maior que estipulado, o anúncio do governador João Doria (PSDB) da ida para a fase amarela só aconteceu no dia seguinte às eleições municipais. Também houve nova mudança nos critérios de avaliação dos indicadores. Se as regras anteriores tivessem sido aplicadas, algumas como a Grande São Paulo ficariam na fase laranja, ainda mais restrita.

Hospitais públicos e privados já haviam alertado para o aumento das internações e o próprio Centro de Contingência do Coronavírus do governo chegou a recomendar anteriormente que medidas mais restritivas fossem adotadas.

Durante a coletiva de imprensa desta quinta, o governo de São Paulo também recomendou que as pessoas evitem celebrações de final de ano que reúnam mais de dez pessoas.

""

.

.

.

G1 – Globo

Compartilhe  

últimas notícias