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Obras do monotrilho que vai ligar estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos devem começar em janeiro

As obras do People Mover, monotrilho que vai ligar a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto de Guarulhos, na Grande São

Obras do monotrilho que vai ligar estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos devem começar em janeiro
Obras do monotrilho que vai ligar estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos devem começar em janeiro

Redação Publicado em 08/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h39


As obras do People Mover, monotrilho que vai ligar a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, devem começar em janeiro de 2022.

Nesta quarta-feira (8), o governo federal assinou um aditivo ao contrato que possui com a Gru Airport, concessionária que administra o aeroporto, para a construir o People Mover. Com isso, parte do dinheiro que a Gru Airport repassa ao governo federal pela concessão deixará de ser pago e será destinado as obras do monotrilho.

As obras devem durar 2 anos e o monotrilho deve transportar 2 mil pessoas por hora quando estiver pronto. O transporte da estação da CPTM até o aeroporto, deve durar 6 minutos, e não será cobrado.

Atualmente, o Expresso Luz, que sai do Centro de São Paulo, até a estação ferroviária mais próxima dura 25 minutos. Ou seja, todo o trajeto, deve durar 31 minutos.

Muitos passageiros que precisam viajar pelo Aeroporto de Guarulhos vão até o terminal aéreo de carro pela praticidade. No entanto, os valores cobrados são bem mais caros.

Nesta manhã, para sair do Brooklin, na Zona Sul da capital paulista, até o Aeroporto Internacional de São Paulo, uma viagem de carro por aplicativo custava R$ 71,90. Pelo mesmo trajeto, um táxi cobrava R$ 143. Já o bilhete comum da CPTM, da Linha 13-Jade, custava R$ 4,40. O trem possui bagageiro, ar condicionado e anda vazio.

“Eu acho que pra ir para o aeroporto seria mais fácil se [o trem] fosse até o aeroporto. Como tem que pegar o ônibus acaba sendo um pouco mais complicado até por conta da bagagem”, diz a operadora de telemarketing Fabiana Ferreira.

A promessa de uma ligação de trem entre o aeroporto de Guarulhos e a cidade de São Paulo é antiga. Em 2000, o governo do estado garantiu que a Linha 13- Jade estaria pronta em 2005. Depois, a promessa passou para 2010. O prazo não foi cumprido e a promessa foi prorrogada para a Copa de 2014, mas a linha só ficou pronta em 2018. A linha custou R$ 4 bilhões aos cofres públicos.

Pelo projeto original, a trem chegaria bem próximo ao terminal 3 do aeroporto, mas ele para há mais de 1 km do aeroporto. Após saírem da CPTM, os passageiros são obrigados a descer uma plataforma carregando as malas e pegar um ônibus para chegar ao terminal.

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G1

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