Diário de São Paulo
Siga-nos

OAB ignora normas de segurança sanitária e causa aglomeração em exame

A segunda fase do Exame de Ordem Unificado (EOU) da OAB, realizada neste domingo, 8, provocou aglomerações em três locais, contrariando o discurso do

OAB ignora normas de segurança sanitária e causa aglomeração em exame
OAB ignora normas de segurança sanitária e causa aglomeração em exame

Redação Publicado em 08/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 22h50


A OAB não seguiu nem as normas que a própria entidade baixou para evitar aglomeração na execução da segunda fase de seu exame realizado neste domingo em todo o País. Candidatos reclamam da falta de organização.

Jair Viana

A segunda fase do Exame de Ordem Unificado (EOU) da OAB, realizada neste domingo, 8, provocou aglomerações em três locais, contrariando o discurso do presidente nacional da entidade, Felipe Santa Cruz, que defendeu desde o início da pandemia do Coronavírus todas as medidas de segurança sanitária.

A aglomeração para a segunda fase do exame vai na contramão da informação da OAB, disponibilizada no site da entidade.

“Em função da pandemia causada pelo Coronavírus serão adotados todos os protocolos para garantir a segurança sanitária dos examinandos. O ingresso no local de realização das provas será condicionado à utilização de máscara de proteção individual que cubra totalmente e simultaneamente boca e nariz, bem como a aferição de temperatura. Foi elaborada uma cartilha que trata de medidas preventivas em relação à covid-19.”, diz a nota.

Na Universidade São Judas, no bairro da Mooca (zona Leste) estava lotado de candidatos que foram prestar a segunda fase do exame da Ordem dos Advogados para poder exercer a advocacia. Milhares deles ficaram aglomerados em desobediência às normas de segurança.

Em outros dois locais também houve aglomeração gerando protestos por parte dos candidatos. Uma jovem reclamava da falta e organização e do número de candidatos no ambiente. Ela disse que tentou reclamar com a organização e ninguém deu atenção. Um outro candidato afirmou que a aglomeração era o que mais assustava. “Quando cheguei ao local, na hora pensei em desistir, pois eram muitas pessoas num único ambiente”, disse.

No interior de São Paulo, as reclamações eram as mesmas. Candidatos se deslocaram de várias cidades para a prestar o exame e enfrentaram longas filas, falta de orientação, além do tumulto provocado pela multidão.

A primeira fase do exame foi realizada no dia 13 de junho e também houve reclamações sobre a organização. A maioria dos candidatos reclamou das condições oferecidas. Os problemas foram registrados nas capitais e cidades do interior por todo o país.

Outra nota publicada pela OAB enfatiza a necessidade de medidas de segurança contra o Coronavírus, mas na realização do exame as medidas não foram adotadas.

NOTA OAB – A diretoria do Conselho Federal da OAB publicou nova resolução que amplia as medidas necessárias à contenção do Coronavírus (COVID-19) na instituição. A resolução n. 6/2020 determina a suspensão de todas as reuniões e eventos que seriam realizados no Conselho Federal até o dia 31 de março. Ainda dispensa os servidores e demais colaboradores e terceirizados da jornada de trabalho presencial neste mesmo período.
A decisão adota medidas de prevenção necessárias à contenção do Coronavírus (COVID-19) no âmbito da entidade, diante da pandemia em curso classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A resolução também segue as diretrizes impostas pelo Governo do Distrito Federal e leva em consideração a confirmação do contágio de uma participante da III Conferência Nacional da Mulher Advogada realizada nos dias 5 e 6 de março, em Fortaleza – Ceará. O evento reuniu vários servidores e colaboradores que trabalham na sede da OAB, em Brasília.

Diante do ocorrido, a direção da OAB Nacional definiu que prestação de serviço do Conselho Federal será feita no regime de teletrabalho e alguns setores terão sistema de plantão conforme a necessidade. Também foi reportada a confirmação de contágio às autoridades sanitárias e cada participante da conferência será comunicado individualmente. O caso confirmado está em isolamento domiciliar, com sintomas leves e sem qualquer risco. O Conselho Federal reitera seu compromisso de apoio total às autoridades de saúde para combater a pandemia.

O presidente nacional da entidade, Felipe Santa Cruz foi procurado, mas até a publicação desta reportagem não havia respondido às mensagens e nem retornado às chamadas realizadas.

Compartilhe  

últimas notícias