Diário de São Paulo
Siga-nos

O que fazer com o cachorro depois de uma brincadeira com água?

O verão está na metade e com ele as altas temperaturas podem trazer ideias de brincadeiras diferenciadas para quem quer fugir do calor com o animal de

O que fazer com o cachorro depois de uma brincadeira com água?
O que fazer com o cachorro depois de uma brincadeira com água?

Redação Publicado em 02/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h25


Veterinário explica cuidados e precauções que devem ser tomadas durante e depois de molhar o animal

verão está na metade e com ele as altas temperaturas podem trazer ideias de brincadeiras diferenciadas para quem quer fugir do calor com o animal de estimação. Mangueira, piscina e mar podem refrescar os pets, porém é sempre necessário tomar alguns cuidados quando a diversão terminar.

Vitor Castro, sócio e médico veterinário da AmahVet, explica quais as precauções que o dono deve ter após se divertir na água com seu amigo de quatro patas. “O mais importante é secar bem o pelo e dentro das orelhas do animal”, explica. “Mesmo se o pet ficar bastante tempo no sol, certifique-se de que seu pelo está totalmente seco.”

No caso de piscina e mar, que são águas não “puras”, o ideal é dar um bom banho com shampoo específico para animais logo depois da brincadeira. Segundo Vitor, isso serve para tirar o cloro e o sal do pelo do cão.

Caso essas medidas não sejam tomadas, e o animal ficar “sujo”, com o pelo e orelhas molhadas, ele pode sofrer algumas consequências não muito agradáveis. “Infecções de ouvido, as chamadas otites, podem acontecer em animais predispostos a esse tipo de problema, além de doenças de pele e fungos”, alerta Vitor. E mesmo que o cão não seja de pelo longo, não quer dizer que ele não precise ser seco com o secador. “A pelagem interfere muito. Pug e husky siberiano, por exemplo, são mais difíceis de secar naturalmente, então é importante conferir se a raiz está seca.”

Além disso, os animais devem sempre ser supervisionados por humanos para evitar acidentes, como afogamentos. “É importante estar atento com a segurança dos pets devido profundidade da piscina e do mar”, afirma o veterinário. Para proteger os ouvidos ele recomenda algodão impermeável.

Com todos esses cuidados em dia, é só aproveitar as brincadeiras com água e se divertir, refrescando o dono e seus animais de estimação.

IG

Compartilhe  

últimas notícias