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O que é fan token? Entenda como mercado digital pode impactar receitas do Corinthians

Clube de torcida gigante e apaixonada, o Corinthians apostou no mercado digital para gerar novas receitas e viu em duas horas uma aquisição em massa de fan

CORINTHIANS
CORINTHIANS

Redação Publicado em 03/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h49


Clube de torcida gigante e apaixonada, o Corinthians apostou no mercado digital para gerar novas receitas e viu em duas horas uma aquisição em massa de fan tokens, ativos virtuais que possibilitam ao torcedor viver experiências novas e exclusivas relacionadas ao clube.

Na oferta inicial do clube, foram vendidos 850 mil fan tokens entre 10h e 12h da última quinta-feira, de acordo com a plataforma Socios.com, responsável pela operação. O preço de cada token foi de 2 dólares (o equivalente a R$ 10). O $SCCP foi o fan token mais bem sucedido da história da plataforma, nova parceira do Timão e hospedeira do ativo virtual.

Os 850 mil ativos foram adquiridos em 150 países diferentes, e 50% deles vendidos para o exterior. Mas, afinal, como funciona o fan token e como ele pode impactar nas receitas do Corinthians e no bolso de seu torcedor? uma especialista no assunto e buscou o clube para tirar dúvidas.

O Corinthians optou por não dar detalhes do contrato, assim, o valor segue mantido sob sigilo. ge apurou que o clube antecipou algumas receitas do acordo, como uma espécie de luvas, bônus que se recebe ao celebrar um novo contrato.

Foi arrecadado o valor de US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 8,7 milhões) na oferta inicial do fan token corintiano. Como os detalhes do acordo não foram revelados, ainda não é possível saber exatamente quanto o clube vai receber. O Atlético-MG, por exemplo, usa o fan token com acordo de 50% dos lucros das ofertas, além de um bônus previsto em contrato.

Ainda não é possível negociar o fan token, mas, em breve, o torcedor que o detém poderá vendê-lo pelo preço de mercado. Também é importante frisar que o fan token não “vence”. Ao adquiri-lo, o torcedor passa a ter direito a participar de todas as ativações dali em diante. É como um passaporte ou título de eleitor.

A primeira enquete proposta para o torcedor que adquiriu o fan token foi escolher quem será o próximo ídolo a ser eternizado no Hall da Fama do Parque São Jorge.

O que diz o Corinthians

Procurado para uma entrevista sobre o tema, o Corinthians escolheu Danilo Fratangelo, gerente de Inovação do clube, para esclarecer dúvidas. Confira abaixo as respostas.

Ge.globoQual a expectativa do clube com o mercado financeiro digital? Como foi a decisão e a descoberta de apostar nesse seguimento?
Danilo Fratangelo, gerente de Inovação do Corinthians: – Entendemos que as pessoas, no Brasil e no mundo, especialmente neste momento as mais jovens, abraçaram o conceito de cripto ativo. Seja um ativo com vocação para ser moeda ou reserva de valor, para ser um contrato de posse ou um direito à participação, entendemos que as possibilidades que a economia cripto nos proporciona são inúmeras e serão aceleradas principalmente ao longo dos próximos anos. Nosso trabalho como gestão de marketing da marca Corinthians também passa pelo papel de observadores de tendências de consumo e comportamento. E se a adoção de uma prática já é massiva ou está em uma curva de ascendência, é nosso papel entender como o Corinthians pode se beneficiar ao beneficiar o seu torcedor com ela. O clube já flertava com a economia cripto há algum tempo, porém foi criteriosamente analisando as possibilidades de aplicação desta tecnologia ao esporte que primeiramente entendemos que havia algumas possibilidades sólidas para nós ali. A primeira que anunciamos é a Socios.com, e há mais duas para o curto prazo que ainda serão anunciadas.

Qual a projeção de arrecadação do clube com os fan tokens?
– Utilizamos modelos de projeções para alguns cenários, porém neste caso trabalhamos com o que já temos de concreto, que é o grande apoio da Socios, que nos possibilitou trazer o Willian. Confiamos no tamanho da Fiel para tornar isso algo ainda muito maior, que é a principal variável para qualquer um dos modelos utilizados.

Arrecadação do clube com fan token pode ajudar em "presentes" à torcida: caso de Willian — Foto: Divulgação/Corinthians

Arrecadação do clube com fan token pode ajudar em “presentes” à torcida: caso de Willian — Foto: Divulgação/Corinthians

Estão nos planos fazer quantas ofertas de fan token? Uma esgotou em duas horas e outra já está programada para o dia 9.
– A partir do dia 9, o token passa a ser negociado a preço de mercado, como qualquer outro ativo, e seu preço passa a ser definido pela tradicional relação de oferta versus demanda.

O clube tem direito a qual percentual de arrecadação do valor total das vendas? Há algum bônus previsto no contrato? Se sim, como funciona?
– Todos estes são detalhes confidenciais pelo nosso contrato, e portanto devem ser respeitados. No universo do futebol, é comum os contratos terem confidencialidade nesse tipo de tema por exigência do parceiro, uma vez que eles lidam com diversos clubes de futebol no Brasil e no mundo, e os contratos tendem naturalmente a ser diferentes entre eles.

Como é o sistema de benefícios? Quem compra mais, tem mais direitos? Qual a diferença de comprar 1 ou 200?
– Cada token tem peso 1 na votação em uma enquete. Porém, cada enquete determina um valor máximo diferente de tokens a serem considerados como peso, para manter o sistema justo, remunerando o clube, mas permitindo que o máximo de pessoas possa participar.

O ativo virtual recebe uma valorização? O que acontece depois que o torcedor usa seu benefício para votar ou receber um prêmio?
– O fan token é um passe para engajar em interações com o Corinthians que envolvem escolhas, e que acontecem exclusivamente dentro da plataforma do nosso parceiro. Como muitas pessoas ao redor do mundo querem ter esse passe e desfrutar dessas interações com o Corinthians, construiu-se o ecossistema com a lógica de que esse passe possa ser comprado e revendido. A oferta inicial é o único momento em que o preço de venda é definido (no caso, U$2 cada fan token). A partir do momento posterior à oferta inicial em que o ativo é listado (no nosso caso, dia 09/09), abre-se a livre comercialização entre todas as partes que o detêm naquele momento. E a partir daí o seu preço é determinado, a cada segundo, pela quantidade de pessoas que desejam comprar em relação a quantidade de pessoas que desejam vender.

– Nenhuma quantidade de fan token é consumida ou “queimada” quando você participa de alguma interação, jogo ou enquete. A quantidade de fan tokens serve apenas como ingresso para determinada interação, e continua sempre com você, exceto se você vender. A quantidade de fan tokens necessária para participar de determinada interação varia de acordo com o tipo de interação, e é definida de forma a manter um equilíbrio do sistema.

De quanto tempo é o acordo com a plataforma Socios.com?
–Trata-se de outro tema confidencial, pelos mesmo motivos elencados anteriormente.

Plataforma comemora venda de fan tokens do Corinthians — Foto: Reprodução

Plataforma comemora venda de fan tokens do Corinthians — Foto: Reprodução

Palavra da especialista

ge também conversou com a jornalista Mayra Siqueira, especialista em mercado financeiro e gerente geral da Binance no Brasil, empresa global de criptomoedas, para falar sobre o fan token.

Ge.globo: O que é um fan token e pra que ele serve?
Mayra Siqueira: 
–Como o próprio nome do inglês diz, são ativos digitais feitos para os fãs e torcedores, como uma nova forma de se aproximar do seu time ou esporte do coração. Foram criados pela empresa de blockchain Chiliz em parceria com clubes de futebol, embora existam já tokens de outros esportes. Eles fornecem aos seus proprietários acesso a direitos de voto dentro dos clubes, e os donos dos tokens podem receber recompensas e participar de promoções exclusivas.

O Corinthians fechou um acordo com a plataforma Socios.com, e diversos clubes no mundo estão apostando em fan tokens. Qual a vantagem? Como funciona esse negócio para as empresas?
–São inúmeras vantagens, mas, na minha opinião, a principal é a aproximação que o torcedor passa a ter com o time e poder fazer parte. É possível para o clube fazer pesquisas, promoções, oferecer experiências especialmente para essa base de pessoas. Não foi surpresa os tokens do Corinthians acabarem em poucas horas. Fidelizar o cliente, ou seja, o torcedor, é uma das funções do fan token. E quando falamos de Corinthians, isso vai ser muito fácil.

– Do lado do clube é mais uma forma de arrecadar fundos. Com a oferta, ele capta recursos junto à sua torcida, sem depender do mercado de capitais ou de juros bancários. É simples e fácil. Do lado da indústria de criptomoedas, por sua vez, o ganho também vai ser imenso, já que o esporte, especialmente o futebol aqui no Brasil, é uma das grandes ferramentas para auxiliar na adoção em massa das criptomoedas, já que engaja bilhões de pessoas no mundo. A emissão do $SCCP e do $GALO são bem importantes nesse sentido, assim como foram os tokens de grandes clubes europeus, com o do PSG em destaque.

PSG usou criptomoedas para pagar parte da negociação com Messi — Foto: Getty Images

PSG usou criptomoedas para pagar parte da negociação com Messi — Foto: Getty Images

O mercado de ativos digitais vem crescendo, a tendência é de que domine o mercado em quanto tempo? Ou isso já acontece?
–Impossível fazer essa previsão, mas acho que daqui a alguns anos, a tecnologia Blockchain será tão presente e invisível na nossa vida como a internet é hoje.

Acha que, no caso do torcedor do futebol, é um ativo que vale a pena? Porque não é bem um investimento, mas como se o torcedor comprasse o direito de participar do clube.
–O torcedor tem que analisar a proposta e ver se isso faz sentido dentro dos seus planos, levando em conta não apenas a possibilidade de valorização monetária, como aconteceu com o token do PSG, citando-o novamente, mas eventualmente as experiências e possibilidades que deter o Fan Token pode lhe proporcionar como corintiano (no caso da $SCCP).

Há ainda pessoas que não “se conformam” com investimentos virtuais, não é como comprar um apartamento ou colocar o dinheiro no banco. O que diria a essas pessoas?
–Diria para que essas pessoas busquem informações fidedignas sobre a tecnologia Blockchain, bitcoin e as demais criptomoedas e façam um primeiro aporte pequeno para conhecer. Educação financeira é fundamental no mundo das finanças.

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Fontes: Ge – Globo Esporte.

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