Diário de São Paulo
Siga-nos

O Profissional que queremos!!

Todas as empresas listam uma série de qualidades e características na hora de contratar o funcionário perfeito.

O Profissional que queremos!!
O Profissional que queremos!!

Redação Publicado em 25/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h05


Todas as empresas listam uma série de qualidades e características na hora de contratar o funcionário perfeito.

Eles precisam ter uma ótima qualificação profissional, falar não sei quantas línguas, ter experiência internacional, comprometimento e por aí vai. O que as empresas não se atentaram ainda, é que este profissional praticamente não existe e se existe, a empresa é que não tem condições de atender às suas exigências.

Então o que deveríamos procurar? Esta é a pergunta correta e a resposta é que nos dias de hoje, não existem grandes profissionais que não possuam uma dose de flexibilidade ou resiliência, numa linguagem mais atual.

Em todas as grandes empresas onde já tive a oportunidade de prestar consultoria, este é e será cada vez mais o profissional a ser requisitado. No mundo atual, ninguém pode afirmar como serão os novos hábitos de trabalho e nem como será a cultura da empresa, uma vez que hoje ela existe e amanhã já poderá estar em processo de fusão, aquisição ou outro modelo onde a cultura organizacional simplesmente se desmancha num piscar de olhos.

A única certeza que teremos daqui em diante, é que cada vez mais os postos de trabalho serão diferentes e principalmente, o que se aprendeu terá que ser desaprendido muito rapidamente. As experiências passadas que nos trouxeram até aqui não nos dará a garantia de que estamos no caminho certo e nem que chegaremos onde temos intenção. Até porque, as nossas intenções terão que mudar e se readaptar o mais breve possível.

Quando estiver pensando em contratar alguém, veja o quanto ele poderá estar ao seu lado quando tudo mudar. Qual é a capacidade de adaptação deste novo profissional.  O quanto ele está preparado para algo que ninguém sabe bem ao certo como vai ser. Nem você e muito menos a sua empresa. Se você não sabia, fique sabendo. A sua empresa não sabe ao certo onde estará e nem o que irá produzir nos próximos anos. E tenha uma certeza. É melhor que seja assim, pois desta forma ela estará preparada para as mudanças, sem se preocupar com o que deixaram para trás.

Portanto, lembre-se, as empresas são feitas de pessoas e apenas aquelas capazes de se readaptar é que poderão estar ao seu lado e ajudando na construção diária da sua empresa. Escolha bem e boa sorte.

Compartilhe  

últimas notícias