Diário de São Paulo
Siga-nos

Mario Yamasaki

Como árbitro oficial de lutas ao conversar com as pessoas eu percebo que para muitos, artes marciais e vale-tudo são a mesma coisa, entretanto nem todas têm

Mario Yamasaki
Mario Yamasaki

Redação Publicado em 27/08/2018, às 00h00 - Atualizado em 08/09/2018, às 14h50


O mundo das lutas é muito maior do que você pensa

Como árbitro oficial de lutas ao conversar com as pessoas eu percebo que para muitos, artes marciais e vale-tudo são a mesma coisa, entretanto nem todas têm um contato pleno. Pra ficar bem claro: MMA são artes marciais que incluam golpes de luta em pé e também técnicas de lutas no chão. Há uma grande escala de técnicas permitidas, que vão desde golpes utilizando os punhos, cotovelos, joelhos ou pés, até técnicas de imobilização, como usado no Jiu-Jitsu.

Para quem vive nesse meio é mais fácil compreender tudo isso, mas o MMA é uma modalidade que permite que não sejam seguidos estilos específicos de uma única arte marcial, sendo, portanto, permitidos a utilização golpes de qualquer arte marcial, como judô, boxe, muay thai e jiu-jítsu por exemplo.

Além disso, o UFC (Ultimate Fighting Championship), a maior organização mundial de lutas de MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas em português), é apenas um dos promotores desses eventos e existem outros. No UFC as lutas têm duração de cinco minutos por round e um minuto de intervalo entre cada assalto. As lutas principais da noite e as defesas de cinturão têm cinco rounds. Os duelos regulares, três. Os dois lutadores competem entre si usando MMA.

No UFC, os confrontos terminam antes do tempo regulamentar se ocorrer um nocaute, nocaute técnico e finalização ou desistência verbal ou manual de um dos lutadores. Se o duelo for até o fim, o vencedor é escolhido por pontos atribuídos por três juízes, que utilizam o mesmo sistema de contagem do boxe (são dez pontos para o vencedor, enquanto o oponente recebe nove ou menos, em casos de faltas).

E claro que há várias atitudes proibidas no octógono, por exemplo: não pode dar cabeçada; chutar a cabeca do oponente que está com mais de dois apoios no chão;  segurar na grade; morder; beliscar; arranhar; segurar cabelo, shorts ou luvas; atacar os genitais; ou colocar o dedo em qualquer orifício; e jogar o oponente para fora do octógono, essas são as principais, mas há outras.

Uma das marcas registradas do UFC é a forma octogonal do ringue. O formato cria uma arena neutra e garante a maior segurança possível dos atletas. Essa organização ficou muito conhecida entre os expectadores de artes marciais após a grande exibição pela mídia e conquistou ainda mais admiradores do gênero. O UFC é para os lutadores como a Copa do Mundo no futebol: os melhores estão aqui.

Compartilhe  

últimas notícias